O documentário de Jorge Bodanzky registra a atividade de garimpo na Amazônia, maior responsável pelo despejo de mercúrio nos rios
Ocean Films/DivulgaçãoA Amazônia é o grande tema da obra do cineasta e fotógrafo Jorge Bodanzky. Ele conheceu a região ainda na década de 1960, como repórter fotográfico da hoje extinta revista Realidade. Começou a filmá-la quando, como câmera, atuou como correspondente de uma emissora alemã. E, a partir de seu primeiro longa-metragem, "Iracema - Uma transa amazônica" (1975), dirigiu uma série de filmes, ao menos oito, sobre a região.
Mal de Minamata
Chisso, uma fábrica japonesa de produtos químicos, jogava toneladas de mercúrio no rio que desaguava na baía da pequena cidade. A ingestão de peixes contaminados provocava danos na visão e na audição, fraqueza, paralisia e morte. A síndrome neurológica ganhou o nome de Mal de Minamata - não há como reverter os sintomas. Mas foram necessários muitos anos para que o próprio Japão reconhecesse a causa da doença e que as vítimas fossem indenizadas.
Filmes são exibidos ao ar livre no Centro Histórico de Tiradentes
Leo Lara/divulgaçãoENCERRAMENTO COM PRÊMIOS
Três anos depois da eclosão da pandemia, Tiradentes voltou a ter mostra presencial. A 26ª edição do evento termina neste sábado (28/1), com um clima de "renovação", comenta Raquel Hallak, idealizadora e coordenadora-geral da mostra. "Você sente isso nitidamente. Todo mundo está feliz, com esperança e um sentimento de colaboração, querendo que dê tudo certo."

*Para comentar, faça seu login ou assine