(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUDIOVISUAL

Mergulhe no cinema radical do diretor Robert Bresson, o guru de Godard

Cine Humberto Mauro exibe quatro filmes do francês que chamava a produção hollywoodiana de "teatro bastardo"


14/12/2022 04:00 - atualizado 13/12/2022 22:58

Diretor francês Robert Bresson está sentado, apontando para a frente
Robert Bresson dizia que cinema de Hollywood era 'teatro fotográfico' (foto: American Cinematheque/reprodução)

É bem provável que o francês Robert Bresson (1901-1999) se ofendesse caso alguém chamasse de cinema o que ele fazia. Na opinião do diretor, esse termo estava contaminado por produções comerciais de Hollywood, “meros teatros fotográficos”, em suas palavras.

“Ele tinha um jeito muito diferente de ver o mundo e exprimir isso em seus filmes”, observa Vítor Miranda, gerente do Cine Humberto Mauro. Por essa singularidade, o espaço da Fundação Clóvis Salgado vai homenagear o diretor francês com o Ciclo Robert Bresson, que começa nesta quarta-feira (14/12) e fica em cartaz até sexta (16/12).

Com entrada franca, serão exibidos os longas “O batedor de carteiras” (1959), “A grande testemunha” (1966), “Lancelot do lago” (1974) e “O dinheiro” (1982). Amanhã, haverá sessão comentada de “O batedor de carteiras” com o pesquisador, professor e crítico de cinema Luiz Fernando Coutinho. Na sexta-feira, será exibido “O demônio das onze horas” (1965), de Jean-Luc Godard (1930-2022), influenciado pelo francês.
 
Os atores Humbert Balsan, Luc Simon e Vladimir Antolek-Oresek no filme 'Lancelot do lago'
Os atores Humbert Balsan, Luc Simon e Vladimir Antolek-Oresek no filme "Lancelot do lago", que abre o Ciclo Robert Bresson (foto: Gaumont/divulgação)
 

“São quatro dos melhores filmes de Bresson, que resumem bem a carreira dele”, afirma Miranda. Bresson começou a carreira artística como pintor e fotógrafo. Chegou a fazer trabalhos nessas duas áreas, mas acabou desistindo e enveredou-se pelo cinema em 1933, com o curta “Les affaires publiques” (“Relações públicas”, em tradução livre).

Prisioneiro dos nazistas

O relativo sucesso do filme de estreia animou Bresson a produzir seu primeiro longa. No entanto, os nazistas invadiram a França, ele foi preso e mantido por um ano em campo de concentração. Em 1943, conseguiu lançar “Os anjos do pecado”, seu primeiro longa.

“Bresson é 'diretor autor', na essência da palavra”, ressalta Miranda. “É um diretor que consegue imprimir sua visão de mundo nos próprios filmes, e faz isso de forma muito natural, seguindo métodos próprios”.

As técnicas a que Bresson mais recorria eram a direção mecânica, elipse e a “não atuação”, diz Miranda. “Ele tinha um trabalho muito diferente com os atores. Nem sequer os chamava de atores. Referia-se a eles como modelos ou ‘não atores’, porque não gostava da visão muito ligada ao teatro, em que o ator precisa necessariamente expressar muitas emoções”, explica.

A proximidade do cinema com o teatro incomodava Bresson. No livro “Notas sobre o cinematógrafo”, ele não poupou críticas ao formato comercial que os americanos desenvolveram para fazer filmes, chamando-o de “teatro bastardo”.

“O teatro fotográfico ou cinema quer que um cineasta ou diretor faça atores representarem e fotografe esses atores representando; em seguida, que ele alinhe as imagens. Teatro bastardo ao qual falta o que faz o teatro: presença material de atores vivos, ação direta do público sobre os atores”, escreveu o diretor francês.

“Figura muito crítica, seus filmes eram quase anticinema comercial, o que inspirou muito os diretores experimentais que pretendiam explorar formas diferentes do formato usual que estava posto pelo cinema americano”, ressalta Miranda.

Referência para a Nouvelle Vague

Um dos cineastas que Bresson influenciou foi Godard. O pioneiro da Nouvelle Vague dizia que assim como Dostoiévski é o principal nome da literatura russa e Mozart é o grande nome da música alemã, Bresson é o maior representante do cinema francês.

“A forma como ele utiliza a montagem e faz os atores performarem é quase mecânica, parece que estão dizendo o texto sem emoção nenhuma, mas ele enfoca essa emoção através dos movimentos de câmera e dos gestos dos intérpretes”, destaca Miranda.

Outra característica de Bresson é a complexidade dos personagens, que, em quase todos os filmes dele, experimentam decadência moral e social, mas acabam se redimindo de alguma forma.

CICLO ROBERT BRESSON

Abertura nesta quarta-feira (14/12), às 18h30, com exibição de “Lancelot do lago”. Amanhã (15/12), “O dinheiro", às 15h; “O batedor de carteiras”, às 17h (sessão comentada); e “A grande testemunha”, às 19h30. Na sexta-feira (16/12), “Lancelot do lago”, às 15h; “O dinheiro”, às 17h; e “O demônio das onze horas”, às 19h30. Cine Humberto Mauro (Avenida. Afonso Pena, 1.537, Centro). Entrada franca. Programação completa: fcs.mg.gov.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)