(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HALLOWEEN EM BH

Uailloween promete susto à mineira em festa no Museu de Artes e Ofícios

Loira do Banheiro, Capeta do Vilarinho e Aventesma da Lagoinha vão comandar visita noturna guiada, nesta sexta (29/10), no MAO


27/10/2022 04:00 - atualizado 27/10/2022 01:09

Desenho de Celton mostra mulher loura fugindo de homem no cemitério do Bonfim, em BH
Loira do Bonfim, lenda urbana de BH, ganhou forma na revista 'Celton', do quadrinista Lacarmelio Alfeo de Araújo (foto: Celton/reprodução)
 
Gostosuras ou travessuras? Comum nos filmes americanos, essa pergunta passou a fazer parte de festas no Brasil, onde o Halloween se tornou parte do calendário de outubro. Em Belo Horizonte, a equipe educativa do Sesi Museu de Artes e Ofícios adaptou a tradição estadunidense à realidade mineira e prepara o Uailloween, com visita guiada às galerias do MAO na noite desta sexta-feira (28/10).
 
Voltada para o público infantojuvenil, mas aberta a pais e acompanhantes, a iniciativa valoriza a cultura popular mineira por meio da contação de causos de terror que permeiam o imaginário coletivo.

O Halloween virou moda, mas as lendas brasileiras são repletas de assombrações, mulas sem cabeça, curupiras, mulheres do corredor e cucas. O país até criou o Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro – a mesma data da festa importada.
 
O Uailloween chega à quarta edição, depois do recesso de dois anos imposto pela pandemia da COVID-19. Thiago Ferreira, integrante da equipe educativa do MAO, informa que as sessões serão divididas em turmas de 25 pessoas, que percorrerão o museu acompanhadas por funcionários caracterizados como personagens folclóricos.
 
Os causos surgirão de acordo com os espaços visitados. Estarão a postos as loiras do Banheiro e do Bonfim, o Capeta do Vilarinho e Aventesma da Lagoinha, personagens das lendas urbanas de BH. Também comparecerão ao museu a Mulher de Sete Metros e o Caboclo d'Água, vindos do interior do estado.

Túnel-fantasma dentro do museu

Thiago Ferreira avisa que uma surpresa aguarda os visitantes. “O túnel está uma coisa assombrosa, a gente tem medo de passar lá”, revela, referindo-se ao imenso corredor subterrâneo que liga os dois espaços do MAO, separados pelas linhas férrea e do metrô.
 
“Os pais acabam gostando também, como as crianças. Todo mundo deve vir fantasiado para curtir e conhecer as nossas lendas”, convida Ferreira, avisando que haverá miniconcurso de fantasias para estimular o público a caprichar no visual.

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

UAILLOWEEN – UMA NOITE NO MAO

Nesta sexta-feira (28/10), das 19h às 21h, no Sesi Museu de Artes e Ofícios, Praça Rui Barbosa, 600, Centro. Entrada franca. Ingressos devem ser retirados no site Sympla. Classificação: livre. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)