(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUDIOVISUAL

Filmes africanos ganham destaque na 2ª Semana do Cinema Negro, em BH

Evento começa nesta quinta-feira (8/9), no Cine Humberto Mauro, com exibição do filme sudanês "Talking about trees"


08/09/2022 04:00 - atualizado 07/09/2022 23:33

Quatro homens idosos estão em fila em cena do filme sudanês Talking about trees
"Talking about trees", filme do sudanês Suhaib Gasmelbari, será exibido nesta quinta (8/9) (foto: New Wave Films)

Tirar o corpo negro do local de violência, como por muito tempo ele foi retratado nas telas. Esse é o propósito da 2ª Semana de Cinema Negro, que será aberta nesta quinta-feira (8/9) e prossegue até 15 de setembro no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, com encerramento no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte.

“É muito importante apresentar outras possibilidades de as pessoas negras se verem no cinema. No lugar de afeto, de carinho, trazendo a realidade delas para além do contexto de violência”, afirma Layla Braz, coordenadora-geral e diretora artística do evento.

O festival terá formato presencial, após a primeira edição on-line, por causa da pandemia. Vai exibir 40 filmes brasileiros e estrangeiros – a maioria deles, africanos. Parte da programação nacional será disponibilizada na plataforma on-line Cine Humberto Mauro +. Filmes estrangeiros só poderão ser conferidos nas salas de exibição.

A mostra “Cine-escrituras pretas” reúne 27 produções nacionais – 10 delas mineiras. As internacionais vêm do Sudão, Mauritânia, Etiópia e Somália.

De acordo com Layla Braz, a equipe de curadoria, composta por Lua Zanella, Marcos Donizetti e Tatiana Carvalho Costa, seguiu a linha trilhada pela edição on-line do ano passado, mas com diferentes conjuntos.

Distopias e aquilombamentos

Em 2021, destacaram-se vivências afrodiaspóricas, afetos, partilhas, gritos e fabulações de cura. Este ano, o foco será aquilombamentos, distopias e horror negro, entre outros temas.

Nesta quinta-feira (8/9) , às 19h, a mostra “Por outros cinemas africanos” abre o evento, no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, com sessão comentada pela curadora e pesquisadora Janaína Oliveira. Será exibido o longa-metragem sudanês “Talking about trees”, de Suhaib Gasmelbari.

O cineasta Med Hondo, da Mauritânia, é outro destaque, com a exibição de “West Indies” e “Polisario”,  filmes dirigidos por ele.
 
VEJA trailer do filme sudanês 'Talking about trees', legendado em inglês
 
 
 
“Marte Um”, filme mineiro que vai representar o Brasil na briga pelo Oscar 2023, também será exibido, com homenagem à atriz Rejane Faria. Ela interpreta a diarista Tércia no longa de Gabriel Martins, da produtora Filme de Plástico.

Gabriel Martins ministrará masterclass sobre o processo de criação de “Marte Um”, em 14 de setembro, com vagas limitadas. Inscrições podem ser feitas no endereço https://linktr.ee/SCNBH, onde está disponível a programação completa do evento.

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria















receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)