(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FESTIVAL

Mostra Negras Autoras realiza sua terceira edição neste fim de semana

Evento promove a apresentação de shows, teatro, artes visuais e bate-papo, neste sábado (30/7) e domingo, na Funarte, com entrada franca


30/07/2022 04:00 - atualizado 30/07/2022 09:35

Close no rosto da atriz Grace Passô
"Vaga carne", premiado espetáculo de Grace Passô, será apresentado às 18h30 de amanhã (foto: Leo Lara/Divulgação)

A terceira edição da Mostra Negras Autoras começa neste sábado (30/7) em Belo Horizonte. Criado pelo coletivo Negras Autoras, formado pelas artistas Elisa de Sena, Julia Tizumba, Manu Ranilla e Vi Coelho, o evento ocupará a sede da Funarte MG, no Centro da capital, com atividades artísticas que ocorrem até domingo (31/7).

A curadoria da mostra, assinada pelo próprio coletivo, selecionou 12 trabalhos para compor esta edição. Fazem parte da programação shows musicais, espetáculos teatrais, exposições, contação de histórias, pintura de mural com grafite e exibição de documentário. Todas as atividades são gratuitas, com retirada de ingressos no local.

De acordo com as organizadoras, a proposta do evento é difundir e fomentar o trabalho autoral de artistas negras brasileiras, principalmente de Minas Gerais. "O objetivo é criar um espaço demarcado pela autoria de trabalhos artísticos protagonizados por mulheres pretas", explica Manu Ranilla.

Vi Coelho acrescenta que a proposta do evento "traz ganhos históricos, pois são formas de materializar a autonomia e a sabedoria das mulheres pretas sobre suas trajetórias e trabalhos. Somos donas de nossas histórias."

Show cênico

Ao lado de Elisa de Sena e Julia Tizumba, as duas apresentam, como Negras Autoras, o espetáculo "Eras", neste sábado (30/7), às 15h. A apresentação, um "show cênico musical", é formada por composições que falam sobre as "relações temporais e atemporais entre o universo da mulher negra e o que a rodeia na contemporaneidade".

Trata-se da segunda montagem do Coletivo Negras Autoras, criada em 2017 com um objetivo semelhante ao da mostra: destacar o protagonismo da mulher preta na arte, na história do Brasil e no processo de construção da sociedade brasileira. O espetáculo é dirigido por Grace Passô, que também participa da Mostra Negras Autoras.

Ela apresenta neste domingo (31/7), às 18h30, o premiado espetáculo "Vaga carne". A peça conquistou o Prêmio Shell de dramaturgia, o Prêmio Questão de Crítica de melhor espetáculo e o Prêmio Cesgranrio de melhor texto. Apresentado como monólogo escrito, dirigido e estrelado por Grace desde 2016, o texto também ganhou uma versão cinematográfica em 2019.

Outro destaque da programação é o show da cantora e compositora paulista Tássia Reis, programado para fechar o primeiro dia da mostra, a partir das 19h. A artista apresenta "Próspera D+", com repertório baseado em álbum homônimo lançado em 2021, desdobramento de seu segundo disco de estúdio, "Próspera" (2019).

A 3ª Mostra Negras Autoras, realizada com patrocínio do edital da Natura Musical, ainda contará com ações de artes plásticas. Entre elas está a exposição "Nó dado", da artista Ana Elisa, e a pintura do mural "Sereias da mata" pela grafiteira Renaya Dorea.

Neste sábado (30/7), além do espetáculo das Negras Autoras e do show de Tássia Reis, também ocorre o show "Reza recanto", da compositora, atriz e contadora de histórias Eneida Baraúna. Além disso, estão programadas a performance "Anastácia livre", que será realizada pela artista Rauta, e a exibição do documentário "Fabulosa Nichary Aycker", que será seguida por um bate-papo com a própria Nichary Aycker.

No domingo (31/7), a programação da mostra começa mais cedo, às 11h, com a "Makamba brincante", ação que será realizada por Rita Aragão. O segundo e último dia do evento também contará com contação de histórias por Nayara Leite e a apresentação da performance "Não há coincidências ocupando esta carne", de Júlia Elisa.

A musicista e compositora Gabriela Viegas apresenta o show autoral "Paisagens sonoras e delírios", com músicas de seu primeiro EP, "Porvir" (2019). Enquanto isso, a contadora de histórias Elaisa de Souza apresenta o espetáculo "Rainhas".

Completam a programação o bate-papo "Processos de pintura do mural 'Sereias da mata'", com Renaya Dorea, e os shows "Preta (r)existência - Afeto e religiosidade", de Alessandra Crispim, e "Canto em versos", de Kainná Tawá.

3ª MOSTRA NEGRAS AUTORAS
Neste sábado (30/7), das 14h às 21h, e domingo (31/7), das 11h às 20h. Funarte MG, Rua Januária, 68, Centro. Entrada franca, com retirada de ingressos no local. Mais informações no Instagram do projeto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)