(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AGENDA CULTURAL

Espaço do Conhecimento UFMG convida a olhar o céu e ouvir música hoje

Local abriga neste sábado (23/7) atividades de encerramento do Festival de Inverno da universidade que incluem observação astronômica e recital do Ars Nova


23/07/2022 04:00 - atualizado 22/07/2022 18:39

Visitantes observam telescópios no planetário do Espaço do Conhecimento
A programação no Espaço do Conhecimento é gratuita e tem início às 11h de hoje (foto: Acervo Núcleo de Astronomia/Divulgação)

O Espaço do Conhecimento, equipamento da UFMG na Praça da Liberdade, recebe neste sábado (23/07) uma programação especial ao longo de todo o dia, como parte da 54a edição do Festival de Inverno da UFMG, que se encerra hoje. Desde que foi inaugurado, em 2010, o Espaço do Conhecimento integra anualmente a programação do festival.

"Para o Espaço do Conhecimento, nós pensamos em uma programação que dialogasse com a nossa proposta de ser um lugar de divulgação científica, mas também de cultura e arte; e que também dialogasse com a proposta geral do festival, que é discutir a cultura na universidade", afirma a profa. Sibelle Diniz, diretora científico-cultural do Espaço do Conhecimento. O tema deste ano do Festival de Inverno é “Por uma política de cultura na universidade”. 

As atrações começam às 11h, com a primeira sessão do planetário. Ao longo do dia, o espaço exibirá projeções sobre diversos temas relacionados ao universo astronômico. Às 16h, uma das sessões abordará o impacto da atividade mineradora no estado.

Às 14h haverá oficina de Libras para crianças. Sem a necessidade de conhecimento prévio, a oficina propõe uma apresentação lúdica aos conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais. 

O destaque do dia fica por conta do concerto “Ars Nova no museu”, às 17h. Regido pelo maestro Lincoln Andrade, o coral da UFMG apresenta um repertório que vai desde clássicos da MPB - com um medley de canções de Milton Nascimento -, a duas composições de autoria do coro, “Ponto de Oxum Yemanjá” e “Baião armorial”.

O coral se apresenta no hall do 5o andar, especialmente adaptado para a performance e sujeito à lotação. A proposta visa a aproximar o coral de um público mais amplo, para além dos ouvintes e amantes da música clássica.

Terraço

Fechando a programação, o Terraço Astronômico se abre para sessões de 15 minutos cada uma, com 10 pessoas tendo acesso aos dois telescópios disponíveis para observação e questionamentos aos mediadores que acompanham a viagem astral. Serão distribuídas, no total, 70 senhas, a partir das 17h30. 

Sibele considera que o Festival de Inverno da UFMG é mais uma oportunidade para que o público desfrute dos dispositivos culturais disponíveis. Retornando progressivamente com as atividades desde dezembro de 2021, o Espaço do Conhecimento tem recebido comentários positivos da comunidade belo-horizontina, segundo ela.

"Tivemos em abril e maio um recorde de visitas presenciais, se comparadas aos anos anteriores à pandemia. A gente percebe que as pessoas têm buscado essas atividades fora de casa, depois desses anos de distanciamento social”, diz. 

“Temos tido uma procura muito grande pelas nossas atividades no planetário, a observação noturna nos telescópios, as visitas às exposições, e a gente tem percebido uma satisfação com as visitas." 

54° FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG

Neste sábado (23/7), atividades gratuitas, das 11h às 20h45, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários).

*Estagiário sob a supervisão da editora Silvana Arantes




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)