(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Mostra gratuita exibe clássicos e blockbusters que têm a água na narrativa

'Apocalipse now', de Coppola; 'As aventuras de Pi', de Ang Lee; e 'O resgate do soldado Ryan', de Steven Spielberg; estão na programação


06/07/2022 04:00 - atualizado 05/07/2022 20:18

Cena do filme As aventuras de Pi, de Ang Lee
'As aventuras de Pi' traz a relação de um jovem com um tigre, em uma embarcação à deriva, no meio do oceano (foto: Fox/Divulgação)


Até 26 de julho, o Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Bairro Santa Tereza)  exibe gratuitamente filmes da mostra “Entre águas e aventuras", com longas nos quais a presença de rios, lagos e oceanos surge como elemento de destaque na narrativa. O embate do homem com as forças da natureza nos filmes ambientados no universo marítimo é uma constante em obras clássicas e contemporâneas que ressaltam a fragilidade humana diante do mistério das águas. O romance épico de Herman Melville, que retrata a vingança e a perseguição obsessiva de um homem por um gigantesco cachalote branco, foi inspiração para dois títulos presentes na programação: “Moby Dick” (1956) e “No coração do mar” (2015). Já em “O velho e o mar” (1958), o diretor John Sturges adapta o romance de Ernest Hemingway, reproduzindo o tenso duelo de vida e morte entre um velho pescador e um animal de tamanho descomunal.

Outro duelo memorável se passa no premiado filme dirigido por Ang Lee “As aventuras de Pi” (2012), cuja relação de um homem com um tigre, em uma embarcação à deriva, no meio do oceano, assume contornos imprevisíveis. Nos filmes de guerra e tensões políticas, as águas estão, não raro, inseridas de forma estratégica, refletindo e impactando as ações e percepções dos personagens. O desembarque nas praias da Normandia pelo Exército é pano de fundo para o drama de guerra de Steven Spielberg, “O resgate do soldado Ryan” (1999).
 
Outro destaque é o épico de guerra norte-americano “Apocalipse now” (1979), que se tornou um clássico mundial e uma das obras centrais na filmografia do diretor Francis Ford Coppola, ao tematizar uma travessia militar pelo Rio Nung, no Vietnã. Os sucessos “Náufrago”, “O talentoso Ripley” e “Titanic” também estão na programação. Ingressos gratuitos mediante retirada no site Disk
Ingressos ou na bilheteria do cinema. Programação completa e horários em  pbh.gov.br/cinesantatereza. Informações: (31) 3277-4699.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)