UAI
Publicidade

Estado de Minas PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Ouro Preto oferece festivais culturais durante o inverno

São eles: Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, Festival Internacional Tudo é Jazz, o Marte Festival e a Mostra de Cinema


23/06/2022 01:27 - atualizado 23/06/2022 01:34

O Festival de Inverno volta este ano ao formato presencial
O Festival de Inverno volta este ano ao formato presencial (foto: foto: Maicon Costa)
O inverno é a estação mais fria do ano, principalmente em Ouro Preto, Região Central de Minas, famosa pelas baixas temperaturas.
 
Mas, ironicamente, nessa época as coisas "esquentam" na cidade, com centenas de eventos culturais, provenientes de festivais tradicionais que costumam trazer muitas pessoas às ruas, praças, museus, dentre outros espaços.
 
E em 2022 não será diferente.
 
Neste ano, que marca a retomada das atividades culturais presenciais, quatro festivais prometem muito para o inverno, são eles: o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, o Festival Internacional Tudo é Jazz, o Marte Festival e a Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop).
 
Vamos conhecer mais um pouco de cada um?!

17 ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop)

Estruturas do Cineop já estão sendo montadas em Ouro Preto
Estruturas do Cineop já estão sendo montadas em Ouro Preto (foto: foto: Leo Lara/Universo Produção/Cineop)
 
Data: 22 a 27 de junho
 
A 17 ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop) acontece entre os dias 22 e 27 de junho, estruturada em três temáticas de atuação: Preservação, História e Educação. Na Temática Histórica, o tema é Cinemas Indígenas: Memórias em Transmissão, na  Temática Preservação, o enfoque é Memória Audiovisual Brasileira: Resistência e Resiliência no Tempo e a Temática Educação propõe como tema Cinemas e Educações: Diálogos,com a ideia de pensar que outras relações são possíveis entre cinemas e educações – incluindo seus processos de formação e como são experimentados por diferentes povos.
 
Todos os seis dias de programação do Cineop 2022 serão gratuitos e variarão entre cinema ao ar livre, cinema instalado no Cine-Teatro, debates, encontros, rodas de conversa, masterclasses internacionais, oficinas, Mostrinha, sessões de cine-escola, lançamento de livros, exposição e atrações artísticas em dois espaços ouro-pretanos – o Centro de Artes e Convenções e a Praça Tiradentes. Serão exibidos 151 filmes, de oito diferentes países.
 
Entre as atrações musicais se destacam Marina Sena, Brisa Flow, o Bloco Volta Belchior, o dj ouro-pretano Pátrida e Chiquinho de Assis, juntamente com sua banda, O Candonguêro. Além disso, haverá a Festa Junina do Cineop, no dia 26 de junho.
 
Você pode conferir a programação completa clicando aqui.

Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade

O Festival de Inverno apresenta diversas atrações culturais
O Festival de Inverno apresenta diversas atrações culturais (foto: foto: Maicon Costa)
 
Data: 1 a 17 de julho
 
Um dos maiores eventos culturais do Brasil, o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade é uma parceria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com as prefeituras das três cidades que sediam campus das instituições. Em 2022, ele acontecerá entre os dias 1 e 17 de julho, com o tema “Encontros”.
 
A temática busca unir a característica da brasilidade, que atrai referenciais de todas as partes do mundo para nossas ruas, casas, bares, bairros, com o retorno das atividades presenciais após dois anos de pandemia.
 
Apesar da programação ainda não ter sido divulgada, a expectativa é que importantes artistas do cenário artístico brasileiro se unam a uma gama de oficinas, workshops, palestras, entre outras atrações, que em sua maioria, são gratuitas.
 
Mais informações podem ser encontradas clicando aqui.

Marte Festival

Evento tem proposta inovadora de unir música, arte e tecnologia
Evento tem proposta inovadora de unir música, arte e tecnologia (foto: foto: Marte Festival/Facebook Oficial)
 
Data: 26 a 30 de julho
 
Outro festival que já ganhou o coração dos ouro-pretanos é o Marte, evento que busca trazer uma combinação de música, arte e tecnologia. A proposta dos eventos é propor mais uma vez o debate e a prática da cultura contemporânea na produção cultural envolvendo arte e tecnologia.
 
O projeto promete realizar conferências, assim como a circulação de artistas e pesquisas que tenham a tecnologia como a principal ferramenta de criação, transformação e comunicação e os resultados destas experiências visando sempre a busca pela inovação.
 
O evento é gratuito e ainda começa a divulgar suas atrações e você pode acompanhar tudo clicando aqui.

Festival Internacional Tudo é Jazz

O Festival Tudo é Jazz teve atrações em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto
O Festival Tudo é Jazz teve atrações em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto (foto: foto: Tudo é Jazz/Facebook Oficial)
 
Data: 4 a 7 de agosto
 
O Festival Internacional Tudo é Jazz não acontece somente em Ouro Preto, mas também levará atrações para Belo Horizonte, Moeda, Ouro Branco, Congonhas, Miguel Burnier, São Gonçalo do Bação (Itabirito) e Catas Altas. Apesar da programação ainda não ter sido divulgada, o festival costuma trazer diversas apresentações musicais, tanto cantadas quanto instrumentais, além de oficinas artísticas, tudo gratuito.
 
A programação do festival, que foi eleito um dos 10 melhores festivais de jazz do mundo, trará artistas do cenário nacional e internacional. Essa 20ª edição do Tudo é Jazz faz homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria do festival o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho.

Para saber mais sobre o festival, clique aqui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade