(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Mineira Joice Terra grava a sua linha da vida no disco 'De (Vagar)'

Projeto autoral da cantora e compositora tem nove faixas, com canções sobre família, amor, o trem de ferro da terra natal e Minas Gerais


20/06/2022 04:00 - atualizado 19/06/2022 23:01

Joice Terra sorri, de perfil e com os braços para cima, tendo ao fundo o mar e o céu
Joice Terra se formou em engenharia ambiental e tentou fugir da música, mas não conseguiu (foto: Ramos Fotografia/divulgação)


A cantora, compositora, pesquisadora e professora de música Joice Terra acaba de lançar o disco “De (Vagar)”, com nove faixas, disponível nas plataformas digitais.

Há 15 anos na estrada, ela conta que o novo trabalho tem significado especial. “É o meu primeiro álbum autoral. Ser compositora veio para mim recentemente, em comparação ao tempo de carreira que tenho. Minha ideia era que ele trouxesse canções reflexivas e coisas de Minas Gerais, porque sou de São Lourenço”, afirma.

CORRERIA

As canções vão na contramão da correria estressante que o mundo impõe – Joice assina sozinha seis das nove faixas. “É para andarmos com menos pressa nesta sociedade louca. A ideia, na verdade, é que o álbum fosse uma linha da vida.”
 
A primeira canção, “Tem que”, já anuncia o propósito de Joice. “Faço uma crítica ao perfeccionismo que nos é imposto o tempo inteiro. Temos de ser perfeitos e fazer tudo certinho, principalmente nas redes sociais.”
 
A seguir vêm “Leveza” e “Menino”. “Nelas, falo da minha essência. Fiz as duas para minha mãe e meu pai. Vim de família humilde, e essa coisa da arte faz com que a gente transite em diversos ambientes. Fui a primeira da família a cursar universidade. Hoje, tenho oportunidade de ter uma vida muito melhor da que eles tiveram.”
 
Entre os parceiros de Joice está Peter Mesquita, produtor musical do álbum e coautor de “Leveza”.
 
“Eu estava em Campo Grande e ele em São Paulo. A canção era uma ideia que Peter havia iniciado com uma artista norueguesa. Ele me mandou o instrumental, fiz a melodia e a letra. Essa canção me fortaleceu como compositora, me deu mais confiança”, ela conta.
 
Nas faixas “Pequena” e “Menino”, Joice fala de onde veio. A irmã, Pamela Cham, participa da primeira. Já “Lonjura” conta uma história de amor à distância.
 
O álbum aposta na diversidade de gêneros musicais. Contrabaixista, Peter Mesquita trouxe boi, batuque e coco para a sonoridade. Já a faixa “Muda a dança” dialoga com o pop e elementos eletrônicos.

“Sou um pouco purista em relação a som. A canção traz algumas coisas mais eletrônicas, mas bem pouco, só lembrando mesmo, porque sou focada na mensagem”, diz Joice.
 
A faixa-título “De (Vagar)” é mineira, melódica e harmonicamente. Até o tradicional trem de ferro faz parte da letra. “Isso com relação ao trem da vida. É uma canção que me transporta para Minas. Gravei o álbum em São Paulo, mas o violeiro Gustavo Costa veio de Minas”, conta Joice. Costa tocou viola caipira. “Acalma o tempo”, que fecha o repertório, fala de coragem.

ENGENHEIRA

Joice Terra já lançou cinco singles e um EP. Formada em engenharia ambiental, essa mineira radicada em São Paulo até tentou – mas não conseguiu – escapar de sua vocação artística.
 
“Entrei para universidade querendo fugir da música. Quando cheguei lá, uma das primeiras coisas que fiz foi entrar num curso de extensão, onde conheci o compositor, arranjador, pesquisador, professor e violeiro Ivan Vilela. Ele tem profundo conhecimento sobre as músicas mineira e caipira. Ivan me ensinou muito. Comecei a criar um amor absurdo pela música brasileira”, conta.
 
Educadora, a cantora e compositora participou de várias ONGs e projetos de ensino desenvolvidos por universidades e instituições culturais.

Capa do disco de Joice Terra mostra duas pernas femininas para o ar, em dia ensolorado, tendo a praia como cenário. Um pé está descalço, o outro calçado com sapato preto
(foto: Ramos Fotografia)

“DE (VAGAR)”

. Disco de Joice Terra
. Nove faixas
. Disponível nas plataformas digitais


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)