(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FOLIA ADAPTADA

Exposições marcam a programação do carnaval em Ouro Preto

O município de Ouro Preto fará uma programação diferente para o carnaval 2022: uma temporada de exposições será realizada até a próxima quarta (2/3)


23/02/2022 18:35 - atualizado 23/02/2022 18:46

Bonecos caricatos expostos em museu de Ouro Preto
Exposições ocorrem até a próxima quarta-feira (2/3) (foto: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)
Sem as tradicionais festas de rua, o município de Ouro Preto fará uma programação diferente para o carnaval 2022. Uma temporada de exposições será realizada até a próxima quarta-feira (2/3) pela prefeitura. 
 
No total, serão duas mostras, realizadas na Casa de Gonzaga. A primeira, “Bandalheira – 50 anos”, representa a formação do desfile do tradicional bloco de Ouro Preto, que carrega na essência a sátira às bandas militares realizando uma marcha pelas ladeiras da cidade, de forma rápida e com um ritmo descompassado. 
 
Já a segunda, “Cortejos de bonecos personalidade de Ouro Preto”, traz uma mescla entre dois blocos caricatos da cidade: o Zé Pereira dos Lacaios e o Candoguêros, fazendo uma alusão a um cortejo de personalidades que fizeram e fazem parte da construção histórica de Ouro Preto.
 
“Muitos são os desafios ainda enfrentados em decorrência do cenário pandêmico vivido pelo país e pelo mundo, sendo assim, para não deixar a peteca cair, como diria o famoso compositor ouro-pretano Vandico, a Secretaria de Cultura e Turismo inaugurou duas exposições que trazem parte da história do carnaval na cidade”, informou a prefeitura, em nota.

Homenagens

 
As exposições reúnem homenagens a grandes personalidades da cidade de Ouro Preto, incluindo Tiradentes; Valdir do Rádio; os compositores Vicente Gomes; Jorge Adílio; Edmundo Guedes; e Vandico, reconhecido por muitos como o maior letrista ouro-pretano; Valter “das latinhas”; João “pé de rodo”; e Ninica.
 
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou que a realização da festividade no formato virtual é uma forma de não deixar o samba morrer na cidade, mesmo com a restrições em virtude da pandemia. 
   
“Muito importante estarmos todos aqui na Casa de Gonzaga para celebrar o carnaval, mesmo que em formato digital. Estamos demonstrando toda a riqueza dessa festa em nossa cidade, que começa com essas exposições e depois com os desfiles das escolas de samba que já gravamos", afirmou.

"Quero dar meu abraço a todos os homenageados e dizer que espero que no ano que vem possamos estar festejando na Praça Tiradentes, na Rua São José e em todos os espaços do carnaval”, complementou.
 
As exposições se encontram abertas ao público até a próxima quarta-feira (2/3), de terça a domingo, na Casa de Gonzaga, que funciona das 8h às 18h. Confira outras informações sobre a programação do carnaval 2022 nos canais oficiais da Prefeitura de Ouro Preto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)