(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Banda Akatu faz show em BH com Belo, Ferrugem e Matheus Fernandes

Grupo recebe convidados especiais, nesta quinta (27/1), no Expominas. Vocalista Lukas Gabriel diz que evento é 'golaço para o samba mineiro'


27/01/2022 04:00 - atualizado 27/01/2022 02:26

Alegres e fazendo caretas, os cinco integrantes da banda Akatu olham para a câmera
Criada em 2015, banda Akatu quer chamar a atenção do Brasil para o samba e o pagode de Minas (foto: Amos Rodrigues/divulgação)

O Akatu, grupo que está recolocando Minas Gerais no mapa nacional do pagode 30 anos depois do estouro do Só Pra Contrariar, faz, nesta quinta-feira (27/1), no Expominas, um show que promete ser o marco de sua trajetória. A apresentação, que contará com Belo, Ferrugem, Menos é Mais, Suel, Di Propósito e Matheus Fernandes, terá registro audiovisual que vai gerar o novo trabalho da banda,  “Degrauzinho por degrauzinho”, com previsão de lançamento em março.

Formado em 2015, o Akatu está em franca ascensão – mais notadamente ao longo dos últimos dois anos – e aposta no trabalho autoral. Lukas Gabriel, que divide os vocais com Beg Candeia, diz que “Degrauzinho por degrauzinho” se distingue dos trabalhos anteriores justamente por apresentar composições inéditas.

DIVISOR DE ÁGUAS 

“É uma outra vertente da banda, que antes vinha trabalhando só com cover. O próprio público já cobrava que a gente apresentasse mais músicas autorais. No Expominas, vamos fazer 15 canções, 12 delas são composições nossas. ‘Degrauzinho por degrauzinho’ é o divisor de águas, marca o momento de virada de chave do Akatu”, destaca, chamando a atenção, ainda, para os convidados de renome nacional.

A aproximação do grupo com Belo, Ferrugem, Menos é Mais, Suel e Di Propósito se deu por duas vias. Uma delas foi o projeto “Encontro de gerações”, que Akatu gravou no ano passado, no Rio de Janeiro, ao lado do Grupo Revelação, tendo como convidados Vitinho e Xande de Pilares. O registro audiovisual, que já trazia a autoral “A mulherada está solteira”, de Beg Candeia, alcançou repercussão nacional.

“Esse trabalho tinha ‘Complicado’, versão que a gente gravou com o Vitinho, ganhou a internet e foi compartilhada pelo Neymar e pelo Thiago Silva (jogadores da Seleção Brasileira). Nosso trabalho começou a ser mais benquisto a partir do sucesso dessa música. O ‘Encontro de gerações’ despertou o interesse dos artistas do nosso segmento. Foi um estalar de dedos que chamou a atenção geral para nosso trabalho”, diz Lukas.

Outro momento de aproximação com os convidados de hoje foi o festival Vai ter Samba, realizado em setembro e outubro do ano passado, no Mega Space. Todos passaram pelo palco do evento, que teve o Akatu como uma espécie de banda residente.

“Dos nossos convidados para o show no Expominas, o único que não participou do Vai ter Samba foi o Matheus Fernandes, até porque ele é de outro segmento. Mas a gente já tinha cruzado com ele em outras ocasiões. Nossa parceria vai dar o que falar, porque mistura pagode com sertanejo”, diz o vocalista do Akatu.

PORTAS ABERTAS

 Lukas diz que o sucesso que seu grupo vem fazendo pode abrir portas para outros artistas do cenário do samba e do pagode em Minas Gerais.

“Além de ser uma realização para o Akatu, o show e o registro dele são um golaço para o samba mineiro. É uma forma de mostrar que existe samba e pagode fora do eixo Rio-São Paulo. O samba de Minas merece ser valorizado”, afirma.

Em 2017, o grupo lançou o CD “Meu momento” e, no ano seguinte, “Vamo cantar”. Em 2020, foram três trabalhos: “Ensaio Akatu”, “Akatu relax” e “Luau Akatu”. Em 2021, chegou “Encontro de gerações”.

Com relação ao show desta noite,  Lukas Gabriel garante que serão seguidos todos os protocolos sanitários de prevenção e combate à COVID-19. 

“DEGRAUZINHO POR DEGRAUZINHO”

Show da banda mineira Akatu. Com Belo, Ferrugem, Menos é Mais, Suel, Di Propósito e Matheus Fernandes. Nesta quinta-feira (27/1), a partir das 21h. Expominas, Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira. Ingressos: R$ 120 (camarote) e R$ 65. Informações: (31) 3332-2744


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)