UAI
Publicidade

Estado de Minas DOCUMENTÁRIO

Charles Chaplin e seu personagem mais célebre 'desembarcam' no Brasil

Documentário 'O nascimento de Carlitos', da Arte France e Steamboat Films, estreia com exclusividade no Curta!


01/12/2021 04:00 - atualizado 01/12/2021 07:33

Cena do documentário 'O nascimento de Carlitos', que conta a história de vida de Charles Spencer Chaplin
Filme conta a história de vida de Charles Spencer Chaplin (foto: CURTA!/DIVULGAÇÃO)
O documentário “O nascimento de Carlitos”, da Arte France e da Steamboat Films, chega com exclusividade ao Brasil pelo canal Curta!, com exibição nesta quarta-feira (1º/12),  às 22h55. O filme conta a história de vida de Charles Spencer Chaplin e a criação de seu célebre personagem “Vagabundo”, também conhecido como “Carlitos”.

A própria biografia de Chaplin já rendia um roteiro de cinema: ele nasceu e cresceu em um dos bairros mais pobres de Londres, passou por orfanatos e teve um pai alcoólatra e uma mãe com problemas mentais, a ponto de ser internada em hospitais psiquiátricos. No entanto, foi graças aos pais, ambos artistas, que ele desenvolveu o gosto pelo teatro.

No documentário, o biógrafo de Chaplin, David Robinson, conta que a primeira experiência do comediante no palco foi aos 5 anos de idade, quando foi correndo socorrer sua mãe, ao vê-la perder a voz durante uma canção. O menino cantou em seu lugar e agradou ao público, que lhe atirou moedas. Então ele parou de cantar, recolheu as moedas e, só então, retomou a apresentação, causando risos na plateia.

A carreira de Chaplin começou quando ele tinha 19 anos e ingressou numa companhia teatral de comédia, a Cia. Fred Karno. Dali, migrou para o cinema e, já em seu segundo filme, inventou o personagem que o tornaria famoso, o “Vagabundo” — traduzindo do inglês “The Tramp” —, no Brasil ficaria famoso como “Carlitos” e na Europa como “Charlot”.  O filme, dirigido por Serge Bromberg e Eric Lange, acompanha o progresso de Carlitos, filme após filme, e como o sucesso mudou a sua vida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade