(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LUTO

Série 'Em busca de Kardec' estreia na plataforma Reserva Imovision

Com reflexões sobre o espiritismo, o diretor e roteirista Karim Akadiri Soumaïla revela a própria jornada para lidar com a morte de Ifa, sua jovem filha


19/11/2021 04:00 - atualizado 19/11/2021 07:51

Em Salvador, o diretor Karim Akadiri Soumaïla olha para o mar, tendo ao fundo o Farol da Barra
Personagem e diretor do seriado, Karim Akadiri Soumaïla foi a Salvador compreender o 'espiritismo à brasileira' (foto: Reserva Imovision/Divulgação)
Protagonizada, roteirizada e dirigida por Karim Akadiri Soumaïla, francês de origem afro-caribenha, a série documental “Em busca de Kardec” chega nesta sexta-feira (19/11) à plataforma de streaming Reserva Imovision, depois de ser exibida na TV Cultura e em canais a cabo.

A partir de um ponto de vista extremamente pessoal, Soumaïla constrói narrativa paralela ao surgimento do espiritismo na França, no século 19, à chegada e difusão dessa religião no Brasil e à história de Allan Kardec, idealizador da doutrina.

FILHAS

O ponto de partida é um drama pessoal comum a Soumaïla, radicado no Brasil, e ao escritor francês Victor Hugo (1802-1885): o luto. A perda da filha Léopoldine, vítima de acidente em um navio, fez com que o célebre poeta e romancista se interessasse pelas ideias de Allan Kardec a respeito da vida após a morte. Soumaïla, que também perdeu a jovem filha Ifa, trouxe poemas do francês para seu filme.

Em oito episódios, o diretor mostra a trajetória do professor e pedagogo francês Hippolyte Léon Rivail (1804-1869), mundialmente conhecido pelo pseudônimo Allan Kardec.

Soumaïla refaz os passos de Rivail desde sua instrução sob tutoria do educador Pestalozzi, na Suíça, passando por Lyon, considerada a capital francesa do espiritismo, e finalmente Paris, onde, já como Allan Kardec, ele busca sistematizar a doutrina espírita sob princípios religiosos, morais e filosóficos que atraíram adeptos em todo o mundo – pobres, ricos, operários e burgueses.

Surgido durante as profundas mudanças sociais que agitaram a França no século 19, o espiritismo se contectava a ideais socialistas de caridade e progresso, anteriores ao materialismo marxista.



Karim Soumaïla afirma que a COVID-19, ao impor perdas e luto, atrai o interesse das pessoas para a série. Espíritas, católicos e praticantes de outras religiões buscam uma resposta para a dolorosa experiência da pandemia.

Soumaïla gravou na França, Suíça e Brasil. Produziu a versão em longa-metragem do seriado, que será apresentada em festivais de cinema, sobretudo na Europa, onde o espiritismo tem registrado forte declínio nos últimos anos.

O diretor ouviu sociólogos, historiadores, filósofos, médiuns e antropólogos. Cenas europeias surgem em preto e branco, em contraposição a momentos coloridos no Brasil.

O “espiritismo à brasileira” ganha destaque, pois há reflexões sobre a conexão da doutrina surgida na França com nossas práticas religiosas cotidianas de raízes africanas e indígenas.

Em Salvador, Sumaïla passou por uma experiência psicopictográfica envolvendo a filha, Ifa, em uma casa espírita soteropolitana. Na capital baiana, ele conheceu a Casa do Benin, país de seus ancestrais africanos.

SUPRESA

Profundamente ligado ao Brasil, o diretor revela que o país lhe deu a oportunidade de ser pai pela segunda vez, da pequena Lys. O último episódio guarda uma “surpresa brasileira” que arremata a linha narrativa escolhida por Soumaïla.
  
 “Em busca de Kardec” não se limita a reflexões sobre o espiritismo e seu criador. Revela, sobretudo, o caminho espiritual percorrido pelo cineasta-personagem diante do desafio da morte.

“EM BUSCA DE KARDEC”

• Série dirigida por Karim Akadiri Soumaïla
• Primeira temporada
• Oito episódios
• Disponível a partir desta sexta-feira (19/11), na plataforma Reserva Imovision

*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)