UAI
Publicidade

Estado de Minas A SARDENTA E BANGUELA

Por que a Chiquinha, de Chaves, entrou no Livro Guinness dos recordes

María Antonieta de las Nieves, que deu vida à personagem, tem a 'mais longa carreira como atriz no mesmo papel infantil'


12/11/2021 09:08 - atualizado 12/11/2021 10:27

Por 48 anos e 261 dias, ela fez o México e o mundo rirem com sua atuação da menina sardenta e banguela que chorava aos berros.

A Chiquinha, personagem mítica da série Chaves , interpretada pela atriz María Antonieta de las Nieves, não só ocupa um lugar especial na memória de várias gerações na América Latina.

Ela agora também faz parte do Guinness Book , o livro dos recordes mundiais, já que De las Nieves tem a "mais longa carreira como atriz no mesmo papel infantil", anunciou a publicação na quarta-feira (10/11).

A edição de 2022 do livro, lançada na véspera no Brasil, Chile, Colômbia e México, reconhece a mexicana por ter encarnado a Chiquinha entre 20 de junho de 1971 e 6 de março de 2020.

"A Chiquinha é uma personagem altamente reconhecida em vários países da América Latina e no mundo. A experiência e extensa trajetória são inquestionáveis, já que, durante décadas, gerações após gerações cresceram e desfrutaram da sua personagem", afirmou Carlos Tapia, do Guinness Book .

A atriz, por sua vez, manifestou satisfação com o reconhecimento em suas redes sociais.

"Graças à minha Chiquinha, tenho este maravilhoso reconhecimento que me enche de alegria e satisfação", disse María Antonieta de las Nieves, 70 anos, em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

A Chiquinha

O personagem é um dos mais queridos e lembrados da emblemática série mexicana, que foi ao ar inicialmente entre 26 de fevereiro de 1973 e 7 de janeiro de 1980 e que continuou a ser exibida ao longo dos anos por canais de televisão de toda a América Latina até uma disputa por direitos encerrar suas transmissões em 2020 .

A Chiquinha (que tem este nome por causa de um pão doce com grãos de açúcar que parecem sardas como as da personagem) é uma amiga de infância de Chaves, que mora no apartamento 72 da vila, e se tornou muito popular pelo seu choro e risada peculiares.

Embora a série tenha sido interrompida, a atriz continuou a interpretar a personagem e atualmente está em uma "turnê de despedida" pela América Latina.


Estátua do Chaves em Cali, na Colômbia
O Chaves é um dos personagens emblemáticos da televisão mexicana %u2014 na Colômbia, há uma estátua em sua homenagem (foto: Getty Images)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade