(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas A SARDENTA E BANGUELA

Por que a Chiquinha, de Chaves, entrou no Livro Guinness dos recordes

María Antonieta de las Nieves, que deu vida à personagem, tem a 'mais longa carreira como atriz no mesmo papel infantil'


12/11/2021 09:08 - atualizado 12/11/2021 10:27

Por 48 anos e 261 dias, ela fez o México e o mundo rirem com sua atuação da menina sardenta e banguela que chorava aos berros.

A Chiquinha, personagem mítica da série Chaves, interpretada pela atriz María Antonieta de las Nieves, não só ocupa um lugar especial na memória de várias gerações na América Latina.

Ela agora também faz parte do Guinness Book, o livro dos recordes mundiais, já que De las Nieves tem a "mais longa carreira como atriz no mesmo papel infantil", anunciou a publicação na quarta-feira (10/11).

A edição de 2022 do livro, lançada na véspera no Brasil, Chile, Colômbia e México, reconhece a mexicana por ter encarnado a Chiquinha entre 20 de junho de 1971 e 6 de março de 2020.

"A Chiquinha é uma personagem altamente reconhecida em vários países da América Latina e no mundo. A experiência e extensa trajetória são inquestionáveis, já que, durante décadas, gerações após gerações cresceram e desfrutaram da sua personagem", afirmou Carlos Tapia, do Guinness Book.

A atriz, por sua vez, manifestou satisfação com o reconhecimento em suas redes sociais.

"Graças à minha Chiquinha, tenho este maravilhoso reconhecimento que me enche de alegria e satisfação", disse María Antonieta de las Nieves, 70 anos, em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

A Chiquinha

O personagem é um dos mais queridos e lembrados da emblemática série mexicana, que foi ao ar inicialmente entre 26 de fevereiro de 1973 e 7 de janeiro de 1980 e que continuou a ser exibida ao longo dos anos por canais de televisão de toda a América Latina até uma disputa por direitos encerrar suas transmissões em 2020.

A Chiquinha (que tem este nome por causa de um pão doce com grãos de açúcar que parecem sardas como as da personagem) é uma amiga de infância de Chaves, que mora no apartamento 72 da vila, e se tornou muito popular pelo seu choro e risada peculiares.

Embora a série tenha sido interrompida, a atriz continuou a interpretar a personagem e atualmente está em uma "turnê de despedida" pela América Latina.


Estátua do Chaves em Cali, na Colômbia
O Chaves é um dos personagens emblemáticos da televisão mexicana %u2014 na Colômbia, há uma estátua em sua homenagem (foto: Getty Images)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)