(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES CÊNICAS

Mariana Lima aborda a sanidade mental no livro "Cérebro_coração''

Atriz publica peça que encenava quando a pandemia chegou e diz que a palavra impressa estimula experiências diferentes daquelas vividas no palco


07/11/2021 04:00 - atualizado 05/11/2021 21:55

A atriz Mariana Lima gesticula com as mãos, tendo ao fundo tela azul e uma cadeira, em cena da peça ''Cérebro_Coração''
Atriz Mariana Lima estreia na literatura com o texto da peça "Cérebro_coração" (foto: Maurício Fidalgo/divulgação )

“Cérebro_coração” é uma peça emblemática destes tempos vividos pelos brasileiros. No palco, professora encena uma aula na qual discorre sobre temas que vão da memória à ciência. Mariana Lima escreveu o texto quando não havia pandemia, e ainda teve tempo de encenar o espetáculo antes do fechamento dos teatros. Agora, a atriz lança o livro no momento em que estará no ar como Ilana, personagem da novela “Um lugar ao sol”, que estreia nesta segunda-feira (8/11), na Globo.

Resgatar o texto e transformá-lo em livro despertou na atriz a vontade de retomar o trabalho, reler, estudar e escrever sobre a peça. Para ela, o livro pode proporcionar interlocuções diferentes daquelas experimentadas na sala de espetáculos.

“O livro é sempre um processo de agonia e este nasce um pouco da agonia de não poder fazer a peça”, conta Mariana, que estava em turnê com “Cérebro_coração” quando o novo coronavírus se instalou no Brasil, em 2020.

“Textos de teatro devem ser publicados e lidos, mas a vocação primeira é que sejam vivos, que sejam encenados. Então, é um texto escrito para a cena, embora, durante o processo da longa agonia deste ano, a gente tenha ficado trancado e impossibilitado de trabalhar no teatro”, explica.

Escrito há mais de dois anos, “Cérebro_coração” dialoga com acontecimentos recentes vividos pelo Brasil. A professora propõe a quebra de parâmetros ao fazer uma ponte entre os meandros da memória, as doenças psicológicas e tratamentos.

No palco, uma parede móvel ajuda a sugerir como são fluidas as fronteiras entre a mente e o corpo quando se trata de saúde mental.

“Acho que a gente está assim, cada dia mais tentando manter a sanidade num mundo que não oferece nenhuma base”, comenta Mariana. “Agora, mais do nunca, parece que tudo está organizado e combinado para nos confundir e deixar atordoados. Estamos perdendo até a capacidade de falar e ouvir, coisas muito básicas”, adverte a atriz.

Capa do livro ''Cérebro_Coração'' traz parte do rosto da atriz e autora Mariana Lima, de olhos fechados
(foto: Cobogó/divulgação )

“CÉREBRO_CORAÇÃO”
De Mariana Lima
72 páginas
Cobogó
R$ 36


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)