(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Cultura

Itambacuri recebe festival de teatro neste fim de semana

Fazem parte da programação espetáculos, performances cênicas, show musical, oficinas de formação e rodas de conversa


21/10/2021 13:32 - atualizado 21/10/2021 16:09

Cantora se apresentando
O festival será neste fim de semana e contará com o show 'Dalva e Dolores', de Marcela Veiga (foto: Instituto Cultural In-Cena/Divulgação )

A cidade de Itambacuri, na Região do Rio Doce, recebe neste fim de semana (de 22 a 24/10), o Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni (Festto), realizado pelo o Instituto Cultural In-Cena. O projeto traz diversas ações de democratização da arte e da cultura. Uma dessas formas de ampliação é a interiorização, que consiste na realização de ações artísticas e culturais em outras cidades do Vale do Mucuri e Jequitinhonha.
 
 
O projeto é gratuito e vai apresentar espetáculos, performances cênicas, show musical, oficinas de formação e rodas de conversa. Além das ações do In-Cena, as produções locais estão na programação, juntamente com uma oficina de empreendedorismo cultural do Sebrae, que é parceiro do Festto.
 
“O Festto tem um papel muito importante que é o da formação para além dos espetáculos que encantam e divertem o público. O In-Cena tem como missão promover ações que possibilitem o desenvolvimento da cultura regional”, afirma Andre Luiz, diretor executivo do In-Cena.
 
Assim, as rodas de conversa têm como temática a “Ancestralidade Local e a Produção Cultural”, tendo a cidade anfitriã e seus agentes culturais como focos.
 
Além disso, a oficina “Sustentabilidade do Trabalho Artístico e Cultural no Interior” parte do mesmo princípio: o foco é a cidade que recebe o festival e, por meio das colocações dos participantes, são construídas possibilidades de ações.
 
“Não existe fórmula pronta para ser aplicada. O In-Cena entende que cada cidade e região têm especificidades e potencialidades próprias e na hora do trabalho são esses pontos que precisam ser explorados, para que cada município possa se desenvolver de sua forma”, comenta Paula Valentine, produtora do instituto.
 
O projeto ainda conta com o espetáculo “Drummond pelos Cantos”, uma performance cênica que visita obras poéticas do mineiro Carlos Drummond de Andrade, alternando-as com canções contemporâneas das memórias emotivas dos atores em cena. É uma seresta urbana, com poesia e violão.
 
Performance cênica 'Drummond pelos Cantos'
Apresentação da performance cênica 'Drummond pelos Cantos', no Mercado Municipal de Araçuaí (foto: Amanda Chaves/Divulgação )
 
As atrações são presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança. De acordo com a Paula Valentine, o grupo sempre anda com álcool gel e máscaras descartáveis para oferecer para quem, porventura, estiver sem.
 
Há limitações de público, nas atrações em espaços fechados, por causa das restrições locais. Para mais informações, podem entrar em contato com o grupo pelas redes sociais: Facebook e Instagram .
 
Em Bertópolis, o evento acontecerá neste fim de semana, nos dias 23 e 24. No próximo fim de semana (29 e 30/10), a interiorização vai contemplar as cidades de Águas Formosas e Pavão, na Região do Jequitinhonha/Mucuri. O projeto já foi realizado nos municípios de Araçuaí e Novo Cruzeiro.
 
 

Programação em Itambacuri

 
22/10 às 14h - Oficina
Formalização: Direitos e deveres do Microempreendedor individual - SEBRAE
Local: Casa da Cultura
 
22/10 às 19h - Show
"Dalva e Dolores" de Marcela Veiga
Local: Praça dos Fundadores
 
23/10 às 8h30 - Espetáculo
Drummond pelos Cantos
Local: Mercado Municipal
 
23/10 Esquete
Drummond pelos Cantos
09h30
Local: Hospital São Vicente de Paula
10h
Local: Hospital Tristão Cunha
 
23/10 às 16h - Oficina
Sustentabilidade do trabalho artístico e cultural no interior
Local: Casa da Cultura
 
24/10 às 10h - Roda de Conversa
A Ancestralidade Local e a Produção
Local: Escadaria
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)