(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Vanessa Moreno lança disco atenta ao 'Sentido' da pandemia

Em seu novo álbum, cantora e compositora paulista mergulha no silêncio do isolamento para ressignificar velhos sons


07/06/2021 04:00 - atualizado 07/06/2021 06:41

(foto: Lorena Dini/Divulgação)
(foto: Lorena Dini/Divulgação)

"Gostaria de convidar as pessoas para mergulharem comigo nesses diversos sentidos,  que podem ser tanto em relação à direção, sentido de dentro para fora, quanto em relação a ampliar o sentido"

Vanessa Moreno, cantora e compositora 


Em seu segundo disco solo, a cantora Vanessa Moreno optou pelo formato de voz e violão. “Sentido” (Tratore), lançado nas plataformas digitais, traz 11 faixas, sendo sete de autoria de Vanessa. As demais fazem homenagem a artistas que ela tem como referência, como Rosa Passos, Joyce Moreno, Guilherme Arantes e Djavan. 

“Já não me lembro mais dessas retas que tracei/Já não pergunto mais quantas luzes devo ter/As sombras que encontrei/As flores que cultivei/Me levam à certeza que um dia deixarei”, assim começa “Sentido”, música que dá nome ao álbum, o quinto na carreira da intérprete e compositora paulista. Os anteriores são "Vem ver, "Cores vivas - Canções de Gilberto Gil", "Em movimento" e "Chão de flutuar".

A cantora conta que, durante a pandemia, se reaproximou do violão, instrumento que a levou para a música. “Quando tinha 15 anos, comecei a estudar mais a fundo e tive o violão como uma porta de entrada para a música. Depois que a voz veio. Na verdade, ela veio para fazer companhia ao violão”, conta.

A retomada influiu em seu processo criativo como compositora e também em suas pesquisas de voz e percussão vocal. Ela explica que “Sentido” é “um disco que nasceu da busca da potência do sentir e do dividir com os outros, descobertas que poderiam também lhes fazer sentido, quebrando paradigmas internos, questionando antigas certezas, permitindo e direcionando as novas sensações”.

ISOLAMENTO 

A artista diz ainda que, “conforme o isolamento social e as lives iam acontecendo, comecei a me reaproximar do instrumento. Por outro lado, as composições também voltaram a acontecer. Voltei a compor e a revisitar algumas canções que estavam esquecidas. Até já tinha algumas gravações delas, mas resolvi ressignificá-las por meio do meu contato com o violão. Pela primeira vez também, a maior parte do disco é autoral. Músicas minhas e outras feitas em parcerias com outras mulheres.”

Segundo ela, a atmosfera do feminino permeou toda a construção do álbum, tanto em suas parcerias nas composições quanto na vontade de revisitar duas de suas influências musicais, que são as cantoras, compositoras e violonistas Rosa Passos (“Verão”, parceria com Fernando de Oliveira) e Joyce Moreno (“Feminina”). 

Neste momento, “Sentido” está disponível somente no formato digital. “Ele foi viabilizado por meio de um financiamento coletivo, pelos seguidores da minha rede, que colaboraram na construção desse disco. Prensar o CD físico é muito caro. Com o valor que a gente conseguiu arrecadar, foi possível fazer  somente o álbum virtual, mas confesso que também não tinha interesse de lançar o outro agora, neste momento de pandemia, que é tão complicado e em que estamos impossibilitados de fazer shows.”

Vanessa Moreno assina também arranjos e a produção musical de “Sentido”. “Para mim tem sido uma descoberta muito legal e um grande aprendizado porque, pela primeira vez, encabecei a parte musical, desde a escolha do repertório até a finalização dos áudios. Claro, sempre com a ajuda de pessoas muito queridas.” 

A cantora e compositora planeja lançar outro disco ainda neste ano, em duo com o pianista Salomão Soares, com quem divide “Chão de flutuar”. “São releituras de clássicos da música brasileira, também com essa formação enxuta de piano e voz, uma coisa mais jazzística, só que com bastante ritmo. Com a voz e o piano brincando com a rítmica, algo mais percussivo. Esse novo disco tem coisas parecidas, mas a gente está procurando outros caminhos.”

“Sentido”
Vanessa Moreno
Vanessa Tratore
Vanessa 11 faixas
Vanessa Disponível nas plataformas digitais

FAIXA A FAIXA

Confira o repertório do disco 
 
>> “Dança poesia” (Vanessa Moreno)
>> “De lua cheia” 
      (Vanessa Moreno & Lari Finocchiaro)
>> “Sentido” (Vanessa Moreno)
>> “Azul” (Djavan)
>> “Um de três” 
       (Vanessa Moreno & Paula Mirhan)
>> “Zimbadoguê” 
       (Vanessa Moreno & Dani Gurgel)
>> “Ninho” (Vanessa Moreno)
>> “Feminina” (Joyce Moreno)
>> “Verão” 
       (Rosa Passos & Fernando de Oliveira)
>> “Meu mundo e nada mais” 
       (Guilherme Arantes)
>> “Solar”  (Vanessa Moreno)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)