(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

Ator Oliver Masucci diz que sucesso de 'Dark' lhe abriu as portas do cinema

Alemão foi convidado para o elenco de 'Animais fantásticos e onde habitam' depois de fazer o papel do policial Ulrich Nielsen na série


24/04/2021 04:00 - atualizado 24/04/2021 09:36

A terceira temporada da série
A terceira temporada da série "The girlfriend experience", rodada na pandemia, estreia em maio (foto: Aimée Spinks/Divulgação)

O número impressiona, mas não poderia ser de outra maneira. O ator alemão Oliver Masucci, de 52 anos, foi testado para COVID-19 entre 200 e 250 vezes nos últimos 10 meses. A temporada de testes, após quarentenas, teve início em Londres, onde ele rodou, durante a pandemia, a terceira temporada da série “The girlfriend experience” e a terceira sequência de “Animais fantásticos e onde habitam”. 

Agora ele está em Atlanta, nos Estados Unidos, já vacinado, mas em nova quarentena, para rodar o filme “Day shift”. “Quando comecei a filmar a série em Londres, o set parecia um centro de segurança biológica, com todo mundo sendo testado todo dia. É uma maneira totalmente diferente de filmar, mas funciona.”

Masucci, para quem não ligou a pessoa à personagem, ganhou o mundo com a série “Dark”, em que viveu um dos personagens cruciais da narrativa de ficção científica. Era o policial Ulrich Nielsen, cujo irmão, Mads, desapareceu em 1986, e cujo filho caçula, Mikkel, teve o mesmo destino em 2019.



 “’Dark’ foi especial. Mesmo que, pouco antes, eu tenha feito dois filmes importantes, um indicado ao Oscar (‘Nunca deixa de lembrar’) e outro dirigido por uma vencedora do Oscar (‘Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa’, de Caroline Link), foi com a série que me tornei conhecido pelo grande público”, comenta.

“É por causa de ‘Dark’ que fiz ‘Animais fantásticos’ e estou em Atlanta fazendo um filme de vampiro com Jamie Foxx. O poder do streaming de atingir as pessoas, seja no Brasil, na Argentina ou na Índia, é incrível. Isto nunca aconteceria com TVs locais.”

ARTIFICIAL 

Com estreia prevista para o próximo dia 2 de maio na plataforma Starzplay, “The girlfriend experience”, série produzida por Steven Soderbergh surgida a partir do filme homônimo, aqui no Brasil “Confissões de uma garota de programa” (2009), levou o ator a um universo “muito artificial na superfície, mas que traz questões filosóficas”.

Na história, uma estudante de neurociência muda-se para Londres para atuar numa empresa de tecnologia, ao mesmo tempo em que ingressa em um programa de acompanhantes de luxo. Masucci interpreta um homem poderoso, um dos primeiros clientes dela. 

“Acompanho a carreira de Steven Soderbergh desde ‘Sexo, mentiras e videotape’ (1989). Ele sempre foi controverso, e gosto disto. Fazer um personagem empático num mundo ‘sintético’ me interessou. Gosto de séries que não são de consumo fácil. ‘Dark’ levava a pensar e ‘The girlfriend experience’ também.”

Da temporada pandêmica, o ator lamenta mesmo foi a falta de contato com seus pares durante as filmagens. “Normalmente, depois de filmar você costuma sair para jantar com o elenco, tomar uns drinks. Atores, em essência, são muito abertos e bons contadores de história. A gente só filmava e ia para o hotel, algo muito solitário.”

O único encontro fora do set que ele teve com um colega foi em Londres, quando tomou umas cervejas com o dinamarquês Mads Mikkelsen – ambos ‘quarentenavam’ para começar a filmar a sequência do blockbuster baseado nos livros de J. K. Rowling. 

No longa, cujas filmagens foram e voltaram durante o último ano, Masucci interpreta o chefe da Confederação Internacional do Bruxos. Mikkelsen será Gellert Grindelwald, em substituição a Johnny Depp, cortado do papel de vilão da franquia depois das acusações de violência doméstica.

SEMELHANÇA 

Sempre que se fala em Oliver Masucci o nome do colega dinamarquês vem à tona, por causa da semelhança entre os dois – Mads Mikkelsen, protagonista de “Druk: Mais uma rodada”, é três anos mais velho que o alemão. Em “Dark” os fãs logo notaram que os nomes do personagem de Masucci, somado ao de seu irmão e ao de seu filho desaparecidos formavam Mads Mikkelsen.

“Na Alemanha, sou sempre chamado de Mads Mikkelsen alemão. A gente brinca com isto. Quando filmávamos ‘Animais fantásticos’ e iam fazer um close no meu rosto, o Mads sempre falava para fazer no dele, já que os outros poderiam ver o rosto dele no meu e vice-versa.”

Com a carreira internacional apenas decolando, Masucci está presente em vários filmes e séries alemãs. Já viveu um Hitler que acorda no século 21 e se torna astro do YouTube (na comédia “Ele está de volta”, de 2015), e também um jornalista judeu combativo em meio à ascensão do nazismo (em “Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa”, de 2019). 

No último filme que rodou antes da pandemia, interpretou o cineasta Rainer Werner Fassbinder (1954-1982). O longa se chama “Enfant terrible” e está inédito no Brasil. Esse é um dos trabalhos mais queridos do ator. “Hitler qualquer alemão pode fazer. Já o Fassbinder é muito mais profundo”, comenta Masucci.

Para ele, o diretor de “O casamento de Maria Braun” (1979) e “Querelle” (1982) foi um grande artista. “Através de seus filmes, Fassbinder analisou a nossa sociedade com uma lente microscópica. Os alemães riam dos filmes dele, até que ficou famoso em Cannes, foi aplaudido por meia hora (por “O medo consome a alma”, de 1974). De volta à Alemanha, ouviu que o sucesso de Cannes tinha sido um acidente”, comenta.

Para ele, “é daí que vem a arrogância de Fassbinder, que, como personagem, traz várias possibilidades. Num mundo tão politicamente correto como o que estamos vivendo, ele era uma pessoa que, definitivamente, não tinha nada disto. Fazia arte, coisa que só faz quem conhece os abismos da existência humana. E foi isto que ele estava tentando descobrir”, comenta.

ONDE VER OLIVER MASUCCI NO STREAMING

Em séries

“The girlfriend experience” (2021)
A terceira temporada da série de antologia é ambientada em Londres, onde uma estudante de neurociência vai se dividir entre o mundo da tecnologia e o da prostituição. Masucci interpreta Georges Verhoeven, um dos primeiros clientes de Iris (Julia Goldani Telles).
.Na Starzplay (a partir de 2/5)

“Tribes of Europa” (2021) 
(foto: Netflix/Divulgação)
(foto: Netflix/Divulgação)

Sci-fi apocalíptico ambientado em 2074, quando a Europa foi dividida em estados tribais que vivem em Guerra. Três irmãos decidem mudar o destino do continente ao tomar posse de um cubo misterioso. Masucci interpreta o comerciante Moses.
.Na Netflix

“Dark” (2017-2020) 
(foto: Julila Terjung/Divulgação)
(foto: Julila Terjung/Divulgação)

Na série que se tornou um divisor de águas em sua carreira, Masucci interpreta o policial Ulrich Nielsen. Após o desaparecimento de seu filho caçula, ele tenta encontrá-lo de toda maneira, se envolvendo ainda mais nos mistérios da cidade de Winden.
.Na Netflix

“4 Blocks” (2017-2019) 
(foto: Prime Video/Divulgação)
(foto: Prime Video/Divulgação)

Série alemã que acompanha uma família libanesa ligada ao crime em Neuköll, região de Berlim habitada por imigrantes. Masucci participou das duas primeiras temporadas, como o policial Hagen Kutscha, líder das investigações em torno da família Hamady.
.Na Amazon Prime Video


Em filmes

“Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa” (2019)
Adaptação do best-seller de Judith Kerr dirigido por Caroline Link, acompanha Anna (Riva Krymalowski), garota de família judia que, durante a ascensão do nazismo, na década de 1930, tem que deixar Berlim. Masucci interpreta Arthur Kemper, o pai da menina, um jornalista combativo.
.Na Apple, Now, Vivo Play, YouTube e Google Play (aluguel)

“Nunca deixe de lembrar” (2018)
Indicado ao Oscar de filme estrangeiro e fotografia, o longa de Florian Henckel Von Donnersmarck acompanha Kurt Bernert (Tom Schilling), um pintor da Alemanha oriental que vive por anos tolhido pela censura – pelo nazismo e, num momento posterior, pelo socialismo russo. Masucci interpreta Antonius Van Herten, professor que encaminha Bernert para ter um estilo próprio.
.Na HBO Go (assinatura), Google Play e YouTube (aluguel)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)