(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Drama 'A despedida', com Susan Sarandon, aborda o desafio da morte

Matriarca com doença degenerativa prepara a família para viver sem ela no filme dirigido por Roger Michell que chega agora às plataformas brasileiras


07/04/2021 04:00 - atualizado 07/04/2021 07:11

Susan Sarandon e Kate Winslet interpretam mãe e filha no drama dirigido por Roger Michell(foto: California Filmes/divulgação)
Susan Sarandon e Kate Winslet interpretam mãe e filha no drama dirigido por Roger Michell (foto: California Filmes/divulgação)
“A despedida”, de Roger Michell, segue a cartilha daqueles dramas de prestígio de antigamente: cenário deslumbrante (no caso, uma casa moderna na Costa Leste dos Estados Unidos), personagens privilegiados e elegantes, que cozinham pratos sofisticados, e elenco invejável, que conta com Susan Sarandon, Kate Winslet, Sam Neill, Mia Wasikowska e Lindsay Duncan. Lançado em 2019, o filme chega agora a plataformas de streaming no Brasil.

Versão em inglês da produção dinamarquesa “Coração mudo”, dirigida por Bille August e escrita por Christian Thorpe, também autor da adaptação, trata-se de um drama familiar que costuma atrair atores com seu potencial para momentos cômicos, lágrimas e barracos épicos.

Como o título indica, o drama joga na equação “uma pessoa à beira da morte”. A matriarca Lily (Susan Sarandon) tem doença degenerativa e resolve não sofrer mais. Lily é dessas pessoas seguras, decididas e sarcásticas em face dos acontecimentos mais dolorosos. Convoca a família para passar o último fim de semana com ela e o marido Paul (Sam Neill), um Natal fora de época.

A certinha Jennifer (Kate Winslet) vem com o marido Michael (Rainn Wilson), um bananão, e o filho adolescente Jonathan (Anson Boon). A caçula Anna (Mia Wasikowska), a ovelha negra, chega atrasada e acompanhada da namorada não binária, Chris (Bex Taylor-Klaus). Também está lá uma antiga amiga da família, Liz (Lindsay Duncan).

Tudo parece relativamente em ordem, até que segredos começam a ser revelados e os conflitos afloram. A decisão de Lily não é bem aceita por todos. A morte, afinal, não é algo com que as sociedades ocidentais lidam bem.

DEUS

“Num mundo sem Deus, é mais difícil pensar sobre a morte”, comenta o diretor Roger Michell, famoso pela comédia romântica “Um lugar chamado Notting Hill”. “Os vitorianos tinham a vantagem de Deus. Disseram a eles que tudo ficaria bem, que depois da morte seria só felicidade, anjos, todo mundo sendo bacana com o próximo. Para eles, era mais fácil contemplar a morte. Nós deixamos para pensar nisso depois, quando, na verdade, é a única certeza da vida. É duro encarar nosso próprio desaparecimento.”

“Não queremos o fim”, resume Lindsay Duncan, vencedora de dois prêmios Olivier e um Tony. “Você se preocupa sobre como vai ser. Essa é a discussão interessante proposta pelo filme, porque, no final das contas, você não tem controle. Não sabe como vai deixar este plano. Mas se tiver inteligência emocional e coragem, pode pelo menos falar sobre o assunto.”

A atriz conta que costuma fazer piada sobre o tema, para facilitar o enfrentamento da morte. Mas sabe que o temor é também pela perda que quem amamos vai sofrer. “Eu me preocupo com quem fica para trás, o filme fala disso.”

A morte de Lily é apenas pretexto para explorar relacionamentos dos personagens. “É óbvio o amor que existe entre eles”, diz Duncan. Liz tem relação antiga e complexa com o casal formado por Lily e Paul, o que às vezes causa estranheza nas filhas. Jennifer e Kate são muito diferentes, mas enfrentam igualmente as cobranças da mãe.

TATUAGEM 

Atores vieram de várias partes do mundo para as filmagens e ficaram confinados na única locação, a casa em Sussex, na Inglaterra, fazendo se passar por Connecticut, nos EUA. A união foi imediata. “É o único grupo de WhatsApp de que participo”, revela Duncan. O diretor e o elenco fizeram a mesma tatuagem, um melro-preto, pássaro que simboliza sabedoria e morte.

A culpa é de Kate Winslet, que Duncan descreve como “a melhor organizadora de programas que existe”. No último dia de filmagem, todos se reuniram para drinques e comidinhas, enquanto dois tatuadores fizeram a ronda. “Foi muito legal”, conta Lindsay Duncan, que fez ali sua primeira tatoo. 

“A DESPEDIDA”
Direção: Roger Michell. Com Susan Sarandon, Kate Winslet, Sam Neill, Mia Wasikowska e Lindsay Duncan. Disponível no iTunes, Now, Google Play, YouTube Filmes, Vivo Play e Sky Play.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)