(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maria Esther Maciel é eleita para a Academia Mineira de Letras

Ela ocupará a cadeira de número 15, cujo fundador foi Dilermando Cruz e o patrono Bernardo Guimarães


06/04/2021 18:43 - atualizado 06/04/2021 18:57

Maria Esther Maciel é a nova integrante da Academia Mineira de Letras (foto: Alexandre Guzanshe / EM / D.a Press)
Maria Esther Maciel é a nova integrante da Academia Mineira de Letras (foto: Alexandre Guzanshe / EM / D.a Press)
A professora e escritora Maria Esther Maciel foi eleita para a Academia Mineira de Letras com unanimidade dos 35 votantes na tarde desta terça-feira (6/4). Ela ocupará a cadeira de número 15, cujo fundador foi Dilermando Cruz e o patrono é Bernardo Guimarães, ocupada anteriormente pelo cronista Moacyr Andrade, o jornalista Odair de Oliveira, o Desembargador Hélio Armond Werneck Côrtes e também pelo advogado, político, jornalista, professor e cientista político Bonifácio José Tamm de Andrada, falecido em janeiro deste ano.

 

Maria Esther Maciel é professora titular de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFMG. Ela possui mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada pela UFMG, pós-doutorado em Cinema pela Universidade de Londres e em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, além de ter atuado como professora e pesquisadora em outras universidades do exterior.

 

Como escritora publicou 15 livros em diferentes gêneros literários, sendo finalista de vários prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura, Prêmio Portugal Telecom de Literatura e Prêmio Oceanos. Recebeu, com "O livro dos nomes" (Companhia das Letras, 2008), menção especial no Prêmio Casa de las Américas 2009.

 

Ela também foi colunista do caderno EM Cultura do jornal Estado de Minas entre 2011 e 2014 e, desde 2012, é colaboradora do caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo. Sua posse na Academia Mineira de Letras ocorrerá somente quando houver condições sanitárias para tal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)