(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANIMAÇÃO

Pokémon celebra 25 anos neste sábado

Animação, que começou como um par de jogos eletrônicos no Japão e logo virou febre nos quatro cantos do mundo, ganha programação especial na TV


27/02/2021 04:00 - atualizado 27/02/2021 09:15

Para celebrar o
Para celebrar o "Dia do Pokémon", programação especial na TV, como a exibição de "Pokémon - O filme: Eu escolho você!" (foto: Fathom distribuição/Divulgação)

Vinte e cinco anos após seu surgimento, Pokémon continua seduzindo adultos e crianças: o fenômeno vinculado aos jogos eletrônicos e desenhos animados com os adoráveis monstros japoneses está mais atUal do que nunca. O ano 2020, marcado pela pandemia e que impulsionou a demanda de jogos eletrônicos em todo o mundo, também foi o mais lucrativo até agora para Pokémon Go, a adaptação do jogo para smartphones disponível desde 2016.

"Os personagens são tão cativantes e a mecânica dos diferentes jogos tão bem executada que (o fenômeno) é atemporal", afirmou o especialista em cultura pop japonesa, Brian Ashcraft. O acervo desses "monstros de bolso" (Pokémon é a contração de "pocket monsters"), rico em centenas de criaturas inspiradas em animais ou na mitologia, continua crescendo.

A franquia, que chegou a diversos objetos, bichos de pelúcia e adaptações cinematográficas, vendeu mais de 368 milhões de jogos e 30 bilhões de cartas, segundo a Companhia Pokémon, em parte propriedade da Nintendo.

Atsuko Nishida, que desenhou o personagem do rato elétrico Pikachu, disse que se inspirou em um bolo japonês feito com arroz pegajoso, e seus colegas, seduzidos, a incentivaram a deixar o personagem ainda mais adorável. O encanto do vocabulário limitado de Pikachu, baseado em sílabas de seu próprio nome como "pika-pika" ("brilhante" em japonês), também contribuiu para a adoção em massa do personagem por parte dos fãs.

Para Jason Bainbridge, professor da Universidade de Canberra e que escreveu extensamente sobre os Pokémon, as imagens do jogo próximas à realidade e seus inúmeros personagens são a chave do sucesso.

FILMES NA TV

Entre as celebrações 25º aniversário do Pokémon, está um concerto virtual neste sábado (27/2) que contará com a participação do rapper Post Malone, fã declarado do desenho. Na televisão, o desenho também ganha programação especial.

O Cartoon Network vai exibir, às 13h, o filme “Pokémon – O filme: Eu escolho você!”, no qual Ash Ketchum dorme demais no seu aniversário de 10 anos e acaba ao lado de um teimoso Pikachu, em vez do primeiro parceiro Pokémon que ele queria.

Já o Telecine Fun exibe sete filmes da franquia também neste sábado, a partir das 8h40 na sequência. A sessão começa com “Pokémon o filme: Diancie e o Casulo da destruição” e segue com “Pokémon 11: Giratina e o Cavaleiro do Céu (10h10); “Pokémon 13: Zoroark: Mestra das ilusões” (12h); “Pokémon 10: O pesadelo de Darkrai” (13h50);“Pokémon: O filme 2000” (15h35) e “Pokémon 3: O feitiço dos Unown” (17h10). Para fechar a programação, às 18h40, a exibição de “Pokémon: O filme”. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)