(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUDIOVISUAL

Festival on-line de produções infantojuvenis reúne 23 títulos nacionais

Mostra conta com produções brasileiras de várias épocas, disponíveis a partir de hoje na plataforma Looke


25/02/2021 04:00 - atualizado 25/02/2021 07:25

 %u201CO cavalinho azul
%u201CO cavalinho azul" (1984), dirigido por Eduardo Escorel, é um dos destaques da programação (foto: Cinefilmes/Divulgação)
"O nome se perdeu um pouco... então, parti para a ideia de férias imaginárias mesmo. A sensação de estar de férias e, através dos filmes, você poder viajar.”  É assim que Patrícia Durães, curadora do Festival Férias Brasileiras, explica porque manteve o nome do evento, que estava previsto para janeiro e começa nesta quinta-feira (25/02). Dedicado à criançada, chega como opção para divertir os pequenos, e é composto por 23 , que estarão disponíveis gratuitamente na plataforma Looke, até 25 de março.

Patrícia, que também dirige o projeto Escola no Cinema desde seu surgimento, junto com Eliane Monteiro, explica que em sua seleção estão filmes de várias épocas, que servem para o espectador conhecer, caso não tenha visto ainda, ou rever e matar saudade.  O nostálgico “O cavalinho azul”, filme de 1984 dirigido por Eduardo Escorel, que mostra as aventuras do pequeno Vicente, que parte em busca de seu animalzinho que seus pais tiveram de vender para suprir as necessidades; e o recente “Detetives do Prédio Azul, o filme” (2017), de André Pellenz, com o trio aventureiro Pippo (Pedro Henrique Motta), Sol (Letícia Braga) e Bento (Anderson Lima), são alguns dos destaques.

A ideia, segundo a curadora, é apresentar repertório da cinematografia nacional, criando conexão com a  cultura, língua,  histórias brasileiras, revisitando desde filmes do passado até os mais atuais. Além de reunir obras destacadas e premiadas, o evento é uma oportunidade de dar aos pais e educadores um espaço onde possam encontrar filmes que os auxiliem neste momento de isolamento social.

"É muito importante proporcionar às crianças uma programação de qualidade e diversidade para ser usufruída dentro de casa", acrescenta Patrícia, enfatizando que no Brasil é escasso o trabalho destinado à preservação da memória da cultura da infância, bem como irregular a produção de cinematografia focada nesse público. "Qualquer esforço de valorização dessa memória cinematográfica da infância brasileira, bem como o consequente estímulo à produção permanente de filmes para essa faixa etária, tem grande relevância no contexto atual da cultura no país."

Entre os curtas, Patrícia cita um projeto do núcleo de animação da PUC- Rio,  o Carnaval das Crianças, que forma um conjunto de clipes de animação se inspirando nas fantasias de carnaval da época da infância do compositor Heitor Villa-Lobos.

O festival não se limitará às exibições de filmes e vai incluir contação de histórias. "Compor o Férias Brasileiras me fez revisitar eventos que realizamos dentro do cinema, e as sessões sempre se iniciavam com uma narração de histórias que contextualizava o universo a ser retratado pelo filme", revela a curadora. A partir dessa experiência, convidaram a artista Stela Barbieri para uma nova parceria e, junto com ela, Urga Maira e Andi Rubinstein, que farão uma roda de histórias a ser apresentada aos sábados (de 27/2 a 20/3), às 17h.

“O cinema é um espaço de aprendizado, é um lugar para estimular a sua imaginação, chegar a um estágio dos sonhos. O cinema tem uma questão muito forte no estímulo da curiosidade, no estímulo da imaginação do ser humano, em todas as crianças, de zero a 100 anos”, finaliza Patrícia.

De André Pellenz, o recente %u201CDetetives do Prédio Azul 2 %u2013 O mistério italiano%u201D, de 2018, é outra atração do festival on-line(foto: Downtown Filmes/DivulgaÇÃO)
De André Pellenz, o recente %u201CDetetives do Prédio Azul 2 %u2013 O mistério italiano%u201D, de 2018, é outra atração do festival on-line (foto: Downtown Filmes/DivulgaÇÃO)

• NO CATÁLOGO

Confira títulos que estarão disponíveis de hoje até o próximo dia 25. Alguns serão liberados somente em datas específicas

» Andorinha (2019), de Clara Braem
» Brichos (2006), de Paulo Munhoz
» O cavalinho azul (1984), de Eduardo Escorel
» Corda bamba (2012), de Eduardo Goldenstein
» Carnaval das crianças (2019), produzido pelo N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação) da PUC-Rio
» Garoto cósmico (2007), de Alê Abreu
» Hoje eu quero voltar sozinho (2014), de Daniel Ribeiro
» Peixonauta: Agente secreto da O.S.T.R.A. (2012), de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
» O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu
» Insônia (2013), de Beto Souza

(foto: Aun/Divulgação)
(foto: Aun/Divulgação)

» Pequenas histórias (2008), de Helvécio Ratton 
» Por que não tenho um Xerimbabo? (2020), de Patrícia Alves Dias
» Bruxarias (2015), de Virginia Curiá
» O segredo dos diamantes (2014), de Helvécio Ratton
» Tito e os pássaros (2019), de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto Dias
» O Menino Maluquinho – O filme (1995), de Helvécio Ratton (somente de hoje a 11/3)
» O Menino Maluquinho 2 – A aventura (1998), de Fernando Meirelles e Fabrizia Pinto (de 11 a 25/3)
» Tainá – Uma aventura na Amazônia (2001), de Tania Lamarca e Sergio Bloch (27 e 28/2; e 6 e 7/3)
» Tainá 2 – A aventura continua (2005), de Mauro Lima (6, 7, 13 e 14/3)

(foto: Downtown Filmes/Divulgação)
(foto: Downtown Filmes/Divulgação)

» Tainá 3 – A origem (2013), de Rosane Svartman (13, 14, 20 e 21/3)
» Turma da Mônica – Laços (2017), de Daniel Rezende (5, 6, 7 e 8/3)
» Detetives do Prédio Azul, o filme (2017), de André Pellenz (de hoje a 28/2)
» Detetives do Prédio Azul 2 – O mistério italiano (2018), de André Pellenz (de 1º a 4/3)

* Estagiário sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)