(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Duo Desvio aposta em novos caminhos para a percussão

Leonardo Gorosito e Rafael Alberto experimentam sonoridades inusitadas, conferindo protagonismo a pandeiro, marimba e chocalho


15/12/2020 04:00 - atualizado 15/12/2020 07:56

Com sua música, o duo Desvio se propõe a desconstruir o óbvio (foto: Fernando Lara/divulgação)
Com sua música, o duo Desvio se propõe a desconstruir o óbvio (foto: Fernando Lara/divulgação)
A quarta apresentação de 2020 da série de recitais Allegro Vivace ficará a cargo da dupla de percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto. Eles formam o duo Desvio, atração desta terça-feira (14), às 20h30, no auditório da Rede Mater Dei, com transmissão pelo YouTube.

Em 2005, a dupla se conheceu na Universidade Estadual Paulista (Unesp). É desta data a criação da peça Ao léu, composta para dois pandeiros, marcando o início do duo Desvio, concretizado cinco anos depois. A composição abre a live de hoje.

“Nossa ideia é compor peças para instrumentos brasileiros com o olhar de releitura”, diz Rafael Alberto. A identidade do Desvio parte da mescla de ritmos populares brasileiros com o pensamento formal erudito. Neste recital, os artistas reunirão peças autorais, além de uma composição de Bach adaptada para marimba.

Chocalhos, tambores, cajón, alfaia, bage, sinos, triângulo, agogô, pandeiro e pandeirão revelam a busca constante por novos sons, timbres e técnicas. O primeiro espetáculo autoral do Desvio foi Cancioneiro, de 2013, lançado em CD e DVD. O currículo traz outros três: Forma (2018), C'Alma (2016) e Miniaturas (2014).

Atualmente, o duo grava um disco com a Orquestra Ouro Preto. “Tivemos a ideia de compor um concerto para dois pandeiros e orquestra, passeando pela geografia dos ritmos brasileiros. A formação para dois pandeiros e cordas é inédita”, continua Rafael.

O nome do duo nasceu das sílabas das palavras desconstrução e óbvio. “O conceito de desconstruir o óbvio é perceber instrumentos da percussão de forma criativa, explorando timbres que não foram explorados, também com inovações técnicas”, explica Leonardo Gorosito.

Outra proposta dos dois é trabalhar instrumentos de percussão em leituras solo. “No choro, o pandeiro tem a função principal de acompanhamento rítmico. Dá o timbre que acompanha as melodias da flauta, em harmonia com o violão. O objetivo do Desvio é colocar os instrumentos à frente como solistas, como principais”, explica o músico.

Leonardo diz que o trabalho deles é um desafio, citando o chocalho. “Fazer com que o instrumento construa frases musicais, contrastes, contraponto de um com o outro (quando se toca com as duas mãos) é uma forma de criar interesse do público”, observa.

A peça Miniatura 1, de 2020, para dois chocalhos, é exemplo disso. “A música já começa de maneira chocante. Muita gente não imagina que é possível fazer algo tão intrigante musicalmente com dois chocalhos”, diz.

Por outro lado, misturando elementos da percussão com a marimba e o vibrafone, o resultado melódico se aproxima mais do que as pessoas estão acostumadas a ouvir.

Desvio tem peças executadas por artistas da França, Alemanha, Bélgica, Cingapura, Japão e, principalmente, dos Estados Unidos. Leonardo e Rafael vêm recebendo encomendas de obras para percussão, trilhas sonoras de publicidade e espetáculos de dança. Eles compuseram as trilhas de Pai e Da quadrinha ao galope beira-mar, da Cia. Antonio Nóbrega de Dança.

SÉRIE 

Nesta temporada, a série Allegro Vivace terá seis recitais. Já se apresentaram o violonista Fabio Zanon, o trio de sopros Trio Concertante e o pianista Gabriel Oliveira.

Diretora artística e produtora do evento, Myrian Aubin conta que o projeto alcançou seu objetivo, atingindo público significativo com o propósito de divulgar o repertório erudito. “Tenho recebido mensagens de amigos de outros países que estão acompanhando todos os recitais”, comemora.

ALLEGRO VIVACE
Com o duo Desvio. Nesta terça-feira (15), às 20h30, no YouTube (Recitais Allegro Vivace). Informações no Instagram (@recitaisallegrovivace)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)