(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CURTA

'Quilimérios' revela comunidade mineira isolada há 150 anos

Filme de Emerson Penha conta a história de descendentes de negros e indígenas, moradores da divisa de Minas com Bahia, que mantêm hábitos do século 19


10/11/2020 04:00

(foto: emerson penha/divulgação )
(foto: emerson penha/divulgação )

O curta Quilimérios, dirigido por Emerson Penha, será exibido nesta terça-feira (10), às 19h30, nos espaços virtuais do Memorial Vale. Em seu filme, Penha mostra a comunidade que vive isolada há 150 anos na divisa com Minas Gerais e Bahia em suas palhoças (foto), separada do mundo por imenso maciço de pedras. Motivo de lendas e histórias sobre quilombos, negros e indígenas no Baixo Jequitinhonha, os quilimérios mantêm até hoje hábitos adotados no século 19.  Informações: https://www.memorialvale.com.br e https://www.facebook.com/memorialvale

EXPOSIÇÃO
PRIMAVERA
(foto: Bárbara Raso/divulgação)
(foto: Bárbara Raso/divulgação)

Nesta terça-feira (10), a Errol Flynn Galeria de Arte abre a exposição Primavera – A mais bela estação das flores, com 78 trabalhos em várias linguagens de 19 artistas, entre eles Yara Tupynambá (foto), Fernando Lucchesi, Fernando Pacheco, Nello Nuno e Orlando Castaño. A mostra poderá ser visitada até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, na Rua Curitiba, 1.862, Lourdes. Os trabalhos também podem ser conferidos no site www.errol.com.br.

DEBATE
ÓPERA E CINEMA

A mostra Cinema e ópera: Diálogos, promovida pela Fundação Clóvis Salgado, promove nesta terça-feira (10), às 19h30, a mesa “Ópera e cinema: história e novos horizontes”, destacando diretores que levaram obras-primas do universo lírico para as telas. Os convidados são Irineu Franco Perpetuo, crítico de ópera, e o barítono Paulo Szot. Sexta-feira, no mesmo horário, o tema será “Dirigindo Carlos Gomes”, com os diretores Davide Garattini Raimondi e Caetano Vilela. Informações: www.cinehumbertomauromais.com.

FÓRUM
POLÍTICAS CULTURAIS

Os desafios do setor cultural diante da pandemia serão discutidos no 4º Fórum Políticas Culturais em Debate, evento on-line que será aberto nesta terça-feira (10) e prossegue até quinta (12) na plataforma Sympla Stream (https://beta.sympla.com.br/). Nesta terça, das 18h40 às 20h, a mesa “O papel da cultura e dos setores criativos na retomada da economia” vai reunir Rodrigo Teixeira (Rio de Janeiro), David Fajolles (França) e Cláudia Leitão (Ceará). Das 20h05 às 21h30, o debate “O papel da política pública no setor cultural a partir de experiências nacionais e internacionais” discutirá as perdas do setor durante o isolamento social, que afetaram sobretudo artistas, técnicos, produtores e prestadores de serviços. As convidadas são Perrine Warmë-Janville (França), Valeria Kovadloff (Argentina) e Rose Lima (Bahia). Inscrições devem ser feitas em https://bit.ly/2G6ozKI.

PALESTRA
OLIVEIRA TORRES

As ideias do historiador, sociólogo e escritor João Camilo de Oliveira Torres (1915-1973) serão tema de palestra “O homem comum”, nesta terça (10), às 11h, no canal oficial da Academia Mineira de Letras no YouTube. João Camilo de Oliveira Torres Neto vai falar sobra a obra do avô. Autor dos livros O homem e a montanha, sobre a formação do social do mineiro, e As aventuras de João Surrinha, reunindo contos para as crianças, Torres escreveu História de Minas Gerais e A democracia coroada, entre vários títulos com análises sobre a sociedade brasileira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)