(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LIVRO

Biografia do violonista Baden Powell ganha nova edição

Lançada em 1999, obra da jornalista francesa Dominique Dreyfus aborda a carreira do músico e conta como ele se tornou evangélico


04/11/2020 04:00 - atualizado 04/11/2020 10:36

Livro sobre o violonista Baden Powell ganha nova edição(foto: Tasso Marcelo/AE %u2013 9/10/96)
Livro sobre o violonista Baden Powell ganha nova edição (foto: Tasso Marcelo/AE %u2013 9/10/96)

O violão vadio de Baden Powell, livro lançado em 1999, acaba de ser reeditado pela Editora 34. Ele dá destaque às temporadas europeias do violonista e ganha força com a boa documentação apresentada por sua autora, Dominique Dreyfus, jornalista francesa apaixonada por MPB e amiga pessoal de Baden.

Um dos pontos curiosos aparece no último capítulo, que abre com a narração da conversão de Baden ao Centro Evangélico Unido (CEU). “Vendo nessa religião o caminho da paz que estava procurando desesperadamente, converteu-se. E jogou fora tudo o que se referia ao candomblé na casa de Itanhangá, que mandou depois benzer pelo amigo de infância, Maurício...”

Curioso saber que Baden lidou com o catolicismo, a umbanda e o candomblé “sem se envolver profundamente com nenhum deles”, de acordo com a biógrafa.

Os jornalistas e os fãs parecem ter levado suas decisões de conversão espiritual mais a sério do que ele mesmo. O que Baden procurava não era o sentido religioso, mas cultural.

A guinada ao CEU, no entanto, foi levada mais a fundo e fez o artista se aproximar ainda mais de um de seus ídolos, o compositor luterano alemão Johann Sebastian Bach, a ponto de chorar ao visitar a igreja em que Bach se apresentava.

Dominique conta sobre a grata surpresa que teve ao lançar o livro, em outubro de 1999. Contrariando o pessimismo de quem dizia que Baden não iria comparecer, lá estava ele, sorridente e feliz, disposto até a tocar ao lado do filho Philippe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)