(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Série destaca o trabalho de importantes diretores do cinema nacional

Produção brasileira 'Cineastas' estreia nesta terça (13) e revela a trajetórias de Cacá Diegues, Lúcia Murat e Fernando Meirelles, entre outros


13/10/2020 04:00 - atualizado 12/10/2020 20:18

(foto: VALERIE MACON/AFP %u2013 18/4/19)
(foto: VALERIE MACON/AFP %u2013 18/4/19)

Em formato de documentário, a série Cineastas estreia nesta terça-feira (13), às 18h45, no A&E. A produção nacional apresenta o trabalho de 10 de alguns dos principais diretores do cinema brasileiro: Cacá Diegues, Fernando Meirelles (foto), Rosemberg Cariry, Cláudio Assis, Tata Amaral, Beto Brant, Jorge Furtado, Lúcia Murat, Marcelo Gomes e Bruno Barreto. A série tem direção e produção do jornalista Hermes Leal.

***

Além das trajetórias pessoais e da obra de cada um, a série aborda distintas fases que marcaram o cinema brasileiro, como o Cinema Novo e a censura durante a ditadura militar. No episódio de estreia, Beto Brant conta como o cinema, para ele, é um “pretexto” para conhecer pessoas e lugares, ao lado de companheiros de longa data, como Marçal Aquino, Renato Ciasca e Bianca Vilar. O sucesso de seus filmes, como O invasor, é relatado em depoimentos de atores, como Paulo Miklos e Marco Ricca.


HISTÓRIA 
MEDIEVAL

Nesta terça-feira (13), a Warner exibirá mais um episódio da segunda temporada de Miracle workers: Dark ages, às 13h. Protagonizada por Daniel Radcliffe e Steve Buscemi, a trama traz uma história medieval sobre amizade e família. Nesta semana, Al e Maggie vão a um festival de música. Enquanto isso, o príncipe Chauncley lida com um astro de rock temperamental.


TOQUINHO
NOVO SINGLE COM MARIA RITA

Prestes a lançar seu primeiro álbum de inéditas desde 2011, Toquinho liberou nas plataformas digitais o primeiro single do novo disco, Papo final, cantado em dueto com Maria Rita. A letra da canção é de Paulo César Pinheiro. Esse é o segundo álbum de Toquinho que conta com Pinheiro como letrista de todas as músicas, assim como em Mosaico (Circuito Musical), de 2005.
 
Live
 
LÁ DA FAVELINHA
concurso de dança

O Centro Cultural Lá da Favelinha promove nesta terça (13), às 20h, live sobre a fase regional do Disputa Nervosa, com participantes do Barreiro e de Venda Nova. As apresentações dos vídeos dos dançarinos selecionados serão transmistidas no canal do YouTube da competição: youtube.com/disputanervosa. Kdu dos Anjos vai 
conduzir a apresentação das lives, que também vão 
contar com a participação do grupo Favelinha Dance 
e de convidados especiais.


RISADARIA
EDITAL

Para estimular o trabalho de artistas em diferentes linguagens, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) divulgou o edital Risadaria – Premiação Pessoa Física, voltado a projetos na área das artes cênicas contemplando propostas como esquete, cena de humor e comédia stand-up. Ao todo, serão destinados R$ 210 mil em prêmios. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31, na plataforma digital de fomento e incentivo à Cultura da Secult, onde constam mais informações. 
 
(foto: Cine Ceará/DIVULGAÇÃO)
(foto: Cine Ceará/DIVULGAÇÃO)
 
CINE CEARÁ
SELECIONADOS

O 30º Cine Ceará, previsto para o período de 5 a 11 de dezembro, divulgou os títulos selecionados para as competições de longa e curta-metragens. Devido à pandemia de COVID-19, o festival vai exibir em formato presencial em Fortaleza e on-line no Canal Brasil 22 os filmes em disputa. Os longas da competitiva ibero-americana são: À meia voz (foto), de Patricia Pérez Fernández e Heidi Hassan, A morte habita a noite, de Eduardo Morotó, Última cidade, de Victor Furtado, Branco no branco, de Théo Court, e Era uma vez na Venezuela, de Anabel Rodríguez.
 
(foto: Gal Oppido/DIVULGAÇÃO)
(foto: Gal Oppido/DIVULGAÇÃO)
 
 
PEQUENO DICIONÁRIO ERÓTICO
GAL OPPIDO

A partir de um pequeno livro que lhe foi ofertado, um dicionário japonês-português-japonês, o fotógrafo Gal Oppido desenvolveu uma obra relacionada a um projeto que toca há anos, o Shunga, Serenos e Ofegantes, sobre imagens das xilogravuras eróticas do Japão impressas entre os séculos 17 e 19. A experiência resultou na publicação Pequeno dicionário erótico ilustrado japonês português japonês (foto), produzido pelo artista entre março e junho deste ano, com lançamento pela Galeria Lume (@galerialume). O livro custa R$ 100 e pode ser encomendado pelo site www.galerialume.com.
 
TEATRO SÉRGIO CARDOSO
40 ANOS

Localizado no bairro do Bixiga, em São Paulo, o Teatro Sérgio Cardoso completa 40 anos nesta terça-feira (13). Para celebrar a data, a programação começa às 18h, com a São Paulo Companhia de Dança, seguida por João Carlos Martins (19h, foto); Fafá de Belém (21h) e Claudia Raia (22h). O evento será transmitido pela plataforma https://www.culturaemcasa.com.br. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)