(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Literatura

Prêmio Nobel de Literatura vai para poeta norte-americana Louise Glück

A Academia Sueca comunicou à agraciada que deverá fazer o discurso na cerimônia que será em formato remoto em dezembro em Estocolmo


08/10/2020 08:30 - atualizado 08/10/2020 11:34

(foto: Robin Marchant / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)
(foto: Robin Marchant / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

 

A Academia Sueca anunciou, nesta quinta-feira (8), a poeta norte-americana Louise Glück como vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2020. A honraria foi a ela atribuída pela "voz poética inconfudível, com beleza austera, torna a existênci individual universal". A mais importante premiação da literatura mundial foi concedida 113 vezes a 117 ganhadores  entre 1901 e 2020. 

 

(foto: Academia Sueca/Divulgação)
(foto: Academia Sueca/Divulgação)
 

 

O prêmio foi comunicado à vencedora, que recebeu com surpresa o anúncio. Devido à pandemia da COVID-19, não haverá a tradicional cerimônia em dezembro em Estocolmo na Suécia. A cerimônia e os discursos serão transmitidos online.

 

A poeta nasceu em Nova York, em 1943, mas cresceu em Long Island. É considerada uma das mais taletosas poetas contemporâneas dos Estados Unidos. A obra se caracteriza pela precisão técnica, sensibilidade e abordagem de temas como solidão, relações familiares, divórcio e morte.

 

Tais temas aparecem na retomada de mitos gregos e romanos, como Perséfone e Deméter, movimento esse que foi classificado pela poeta e estudiosa norte-americana Rosanna Warren como  “gestos de classicização”. Warren destaca a capacidade de Glück distanciamento do eu lírico como sujeito e objeto de atenção.  A obra de Gluck se caracteria pelo distanciamento do material subjetivo. 

 

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
 

 

Glück publicou "Firstborn", (1968), "The house on marshland" (1975), "The garden" (1976), "Descending figure" (1980), "The triumph of Achilles" (1985) e "Ararat" (1990). O livro  "The wild iris" foi ganhador do prêmio Pulitzerem 1993.  O mais recente livro "Faithful and Virtuous Night" (2014) venceu o National Book Award e "Poems 1962-2012" (2012) ganhou o Los Angeles Times Book Prize.  

 

A historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz destacou que a indicação foi uma surpresa, uma vez que, embora muito premiada nos Estados Unidos, a poeta é "pouco conhecida da crítica internacional". Destacou o esforço da Acadamia Sueca em equilibrar as indicações em termos de gênero. "Está também (e finalmente) tentando equilibrar os premiados por gênero, pois a desproporção é grande e reveladora", escreveu nas redes sociais. Ela lembrou que o desequilíbrio entre os laureados é gande, com a premiação de uma maioria de homens e brancos. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)