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Estado de Minas

Aqui não entra luz é síntese do mundo doído das domésticas

Documentário de Karoline Maia se propõe a mostrar como persistem traços da senzala nas relações com as empregadas


postado em 13/07/2020 04:00

"A relação que se deu durante a quarentena só é mais um sinal de como essa classe média não valoriza o trabalho doméstico. Essa relação já é desigual desde sempre, já é cheia de traços colonialistas desde sempre"

Karoline Maia, cineasta

Foi da experiência da mãe como trabalhadora doméstica que a cineasta paulista Karoline Maia, de 26 anos, teve a ideia de produzir um documentário que contasse a história de outras mulheres como ela. O longa-metragem Aqui não entra luz, atualmente em fase de montagem, faz um paralelo entre as senzalas usadas no período da escravidão com os quartos de empregada. Para concluir a produção, a diretora e roteirista organiza uma campanha de financiamento coletivo que já arrecadou cerca de R$ 100 mil.

Segundo Karoline, a ideia do filme, que terá narração em primeira pessoa, surgiu em 2016, após observar por anos o trabalho da mãe e, assim como ela, ser vítima de racismo aos negros. Para contar as histórias, além de utilizar imagens de arquivo da própria família, a cineasta percorreu cinco estados brasileiros – Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro –, a fim de mostrar a estrutura da casa-grande e da senzala, até chegar aos quartos destinados às empregadas domésticas que existem nas residências brasileiras até hoje.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a situação de empregadas domésticas no Brasil entrou no debate após relatos de profissionais que foram expostas ao vírus pelos patrões ou acabaram dispensadas sem pagamento. A primeira morte causada pela COVID-19 no Rio de Janeiro, por exemplo, foi de uma trabalhadora que pegou o vírus após a patroa voltar de uma viagem à Itália. No mês passado, ganhou repercussão nacional o caso de Miguel, um menino de 5 anos que foi deixado sozinho no elevador pela patroa da mãe e caiu do 9º andar de um edifício no Recife.

O contexto fez com que Karoline buscasse uma maneira de financiar o longa de forma independente para que ele pudesse fazer parte da discussão. Até a segunda-feira (6), foram arrecadados R$ 102 mil por meio de um site de financiamento coletivo. A meta era R$ 130 mil até o último fim de semana.

"Vimos que o filme precisava ir para a rua logo para colaborar com essa discussão toda que está acontecendo. Enquanto a gente faz a campanha, ele já colabora de alguma forma, porque muitas pessoas estão sendo tocadas por isso", contou Karoline.

"As últimas semanas têm escancarado muitas coisas que já existem, mas agora estamos sendo bombardeados por imagens históricas e notícias bastante assustadoras", avalia. "Acho que a relação que se deu durante a quarentena só é mais um sinal de como essa classe média não valoriza o trabalho doméstico, seja não dispensando a sua trabalhadora, a sua funcionária, seja a dispensando sem remuneração. Então, tudo isso escancara muito mais um problema que já existe. Essa relação já é desigual desde sempre, já é cheia de traços colonialistas desde sempre."

A cineasta destaca que, com o fim da escravidão, muitas mulheres negras seguiram na atividade doméstica por falta de alternativa, o que acabou se perpetuando por gerações. "Em muitas famílias, é uma profissão geracional. A avó foi doméstica, a mãe é doméstica e a filha é doméstica. Quebrar esse ciclo nem sempre é fácil. É um processo bastante longo para algumas famílias para ter uma primeira filha em uma universidade, ou até mesmo a mãe conseguir concluir os estudos", afirma a cineasta.

PIONEIRA 

Nas peças de divulgação do filme, Karoline compartilha a figura de Laudelina de Campos Melo, fundadora do primeiro sindicato de domésticas do Brasil, em 1936, e afirma que a equipe responsável pela obra, formada somente por mulheres, busca dar continuidade à sua luta.

"O quartinho da empregada fica sempre nos fundos da casa, ao lado da cozinha. 'Ela é como se fosse da família', mas espera todo mundo jantar para comer o que sobrou. Dorme depois, acorda antes", diz um dos trechos que fazem parte da divulgação do documentário. (Estadão Conteúdo)


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