(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Exposição do FestCurtasBH mostra como nascem os cartazes de cinema

Galeria no Palácio das Artes abriga 40 das 67 peças de divulgação de filmes nacionais produzidas até hoje por Clara Moreira


postado em 30/08/2019 04:00 / atualizado em 29/08/2019 19:22

Num fundo de tom avermelhado, um pássaro típico do Nordeste e de hábitos noturnos está com o bico escancarado. Ele se prepara para dar o bote em um dos insetos mais peçonhentos da natureza, o cavalo-do-cão. A imagem está no cartaz feito pela artista pernambucana Clara Moreira para o filme Bacurau, dos conterrâneos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em cartaz desde quinta (29) nos cinemas.

Esse e outros 39 trabalhos de Clara Moreira integram a exposição Vislumbres de uma história de cinema – Cartazes por Clara Moreira, que entra em cartaz nesta sexta (30) no Palácio das Artes, como parte da programação do FestCurtasBH. Arquiteta e pesquisadora, ela passou a se dedicar exclusivamente às artes gráficas e visuais. Até hoje, criou 67 cartazes. Os que integram a exposição foram feitos entre 2006 e este ano.

Além de títulos de Kleber Mendonça Filho (O som ao redor e Recife frio entre eles), há filmes de Gabriel Mascaro (Um lugar ao sol, Avenida Brasília formosa e Doméstica), Marília Rocha (A cidade onde envelheço) e dos mineiros André Novais (Ela volta na quinta), Ricardo Alves Jr. (Permanências) e Marcelo Caetano (Na sua companhia). “Meu processo é bem artesanal. Praticamente não uso nenhum recurso digital. A ideia é mostrar ao público como se dá o desenvolvimento do meu trabalho, revelar o que está por trás, até chegar ao produto final”, diz ela sobre a exposição.

A mostra já foi exibida no Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal. “BH vai ser o segundo lugar a receber a exposição. Estou muito feliz, porque morei na cidade durante quatro anos. Meu ex-marido é daí. Tenho amigos em Belo Horizonte. Vai ser bacana essa temporada, já que ficarei 15 dias na cidade”, diz.

Clara Moreira participará de uma conversa promovida pelo FestCurtasBH a respeito de cinema, artes visuais e artes gráficas na próxima terça (3), às 19h, no Cine Humberto Mauro. Ela conta que foi sua cinefilia que a levou a criar cartazes. No começo, produzia para as sessões do Cineclube Barravento, em Recife, que frequentava desde 2002, e, posteriormente, para as produções dos amigos.

“A partir dali isso foi se espalhando. As distribuidoras ou os próprios realizadores me encomendam. São peças funcionais de um processo de divulgação, mas é uma manifestação artística. Tento sempre não fazer algo literal do filme. Acho bacana o fato de os cartazes levarem o raciocínio para um outro lugar.”

Em cartaz até 30 de setembro, de segunda a sábado, das 9h30 às 21h; domingos, das 17h às 21h, na entrada da Galeria Mari'Stella Tristão, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena 1. 537).
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)