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Projeto vencedor


postado em 06/06/2019 04:07




Minha amizade com Rodrigo Ferraz vem do tempo em que ele menino ainda, devia ter no máximo uns 5 anos, bem magrinho, ficava assentado no passeio da casa da família, na Praia de Itacoatiara, de anzol na mão, esperando o pai, Amadeu, para uma pescaria. Quando ele me procurou em casa, anos depois, para contar seus projetos de vida, abracei totalmente sua proposta de divulgar a comida brasileira mundo afora. E é por isso que a cada novidade que a Expedição Fartura (que ele criou) dá, faço questão de divulgar. Como está acontecendo hoje, quando ele lança o quinto volume do livro Fartura – Expedição gastronômica e o novo portal (farturabrasil.com.br), uma grande referência aos interessados na gastronomia.

Ao navegar, o público conhece a história do Fartura, assiste os premiados vídeos e tem a possibilidade de comprar os livros da Expedição Fartura – que já passou por todos os estados e Distrito Federal. Além de acompanhar as datas e programação dos festivais Fartura, que em 2019 já passaram por Belém e Brasília e ainda vão ocorrer em São Paulo (agosto), Tiradentes (agosto), Belo Horizonte (setembro), Porto Alegre (outubro), Fortaleza (novembro) e Lisboa (novembro).

Para quem aprecia a culinária, receitas legítimas, levantadas direto na fonte, vídeos e matérias (em texto e áudio) de personagens encontrados em todo o país. Para quem cozinha, os segredos e truques para cada prato, conteúdos de especialistas e um mapeamento de todos os chefs parceiros. Para quem produz, o site reúne um banco de dados de pequenos e grandes produtores de todo o Brasil. E para quem investe em experiência, memória afetiva, na conexão de territórios e cultura, o site do projeto Fartura – Comidas do Brasil também é um importante canal.

Com o lançamento do novo site, também estreia no YouTube (https://www.youtube.com/c/ FarturaBrasil) a websérie Fartura – É do Brasil. A primeira temporada tem sete episódios gravados em diferentes cidades brasileiras. Na série, um chef local apresenta a um convidado de outra região a culinária e cultura de sua cidade. O primeiro episódio acontece em Belém, protagonizado pelo anfitrião Paulo Anijar e pelo mineiro Caetano Sobrinho. A dupla percorre o tradicional mercado Ver o Peso, mostrando a diversidade de peixes e temperos do Pará, conhece as histórias das boieiras e outros personagens e, é claro, prepara e degusta pratos regionais.

A publicação, assinada pelo então curador gastronômico do projeto Rusty Marcellini e pelo diretor Rodrigo Ferraz, é fruto da Expedição Fartura, que já viajou mais de 75 mil quilômetros em todo o território nacional pesquisando a gastronomia. O quinto volume é o último da coleção, que fecha o Brasil, contemplando os estados Paraíba, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O livro traz histórias de personagens e tradições das culinárias locais de cada estado visitado, além de belíssimas fotografias e, é claro, receitas. “Algo que me impressionou nas regiões fronteiriças foi o quanto as culturas de outros países influenciam na gastronomia. Em Corumbá, por exemplo, encontramos elementos do Paraguai, enquanto em Rondônia a cultura boliviana está bem presente. Outra coisa que marcou foi a importância do bode no interior da Paraíba e como eles sobrevivem à seca, além do impacto social que sentimos ao sair do Norte para o Sul, quando fomos para Santa Catarina, que é um dos estados mais ricos do Brasil”, conta Rusty Marcellini.

As expedições continuam, agora sob curadoria da jornalista e crítica gastronômica Luiza Fecarotta, neste segundo momento se aprofundando em cada localidade que percorre.“Com esse quinto livro, fechamos um ciclo no Fartura, pois mapeamos todo o Brasil. E a leitura deste trabalho é uma oportunidade de conhecer o Brasil de verdade. Temos que enaltecer as coisas boas do nosso país, a gastronomia é uma delas e essa coleção mostra isso muito bem”, complementa Rodrigo Ferraz. E para completar, o Fartura – comidas do Brasil recebeu, entre outros prêmios, o second runner-up em inovação em turismo, da United Nation World Tourism Organization.



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