(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Molusco contagioso: o que você precisa saber

O molusco contagioso é um vírus que provoca lesões na pele, similares a pequenas verrugas. E apesar de remeter ao mar, não tem nada a ver com a praia


06/06/2022 14:50 - atualizado 06/06/2022 17:15

molusco contagioso
Molusco contagioso: o contágio é bastante comum em crianças, pode acometer adultos também (foto: Reprodução Internet)
O molusco contagioso é um vírus que provoca lesões na pele, similares a pequenas verrugas. O nome pode ser um pouco esquisito, mas trata-se de uma doença relativamente comum e simples, conforme o ginecologista e obstetra Rodrigo Ferrarese, da UNIHCLINIC , em São Paulo. E, ela já avisa que, apesar de remeter ao mar, o molusco não tem nada a ver com a praia.


Conforme o ginecologista, é um tipo de verruga cuja transmissão ocorre por acaso e, embora seu contágio seja bastante comum em crianças, pode acometer adultos também.

"A transmissão acontece via contato, por isso e inclusive que muitos colegas classificam a doença como uma infecção sexualmente transmissível (IST)."

 ginecologista e obstetra Rodrigo Ferrarese
O ginecologista e obstetra Rodrigo Ferrarese diz que o diagnóstico é relativamente simples, feito com base em exames clínicos diante de uma lesão bem característica (foto: Arquivo Pessoal )
Rodrigo Ferrarese conta que "as verrugas podem variar tanto em quantidade quanto em tamanho. Há desde casos de pequenas marcas e raras, até ocorrências de muitas verrugas grandes espalhadas. Normalmente, não costumam passar de cinco milímetros, mas podem ser maiores."

O médico destaca que o diagnóstico é relativamente simples, podendo ser feito com base em exames clínicos. "É uma lesão bastante característica. No exame, em um primeiro olhar já é possível identificar que se trata de molusco contagioso. Mas, se por acaso existir dúvida, pode-se pedir uma biópsia."

Qual o tratamento?

As verrugas do molusco contagioso podem desaparecer sozinhas, mas isso pode levar meses ou mesmo não ocorrer. "Isso porque nem sempre elas desaparecem por si só, havendo casos em que o tratamento é necessário".
 

Rodrigo Ferrarese diz que verrugas sempre provocam preocupação e a maioria das pacientes se desespera ao encontrar alguma pelo corpo, e na verdade, devem de fato investigar a ocorrência com um médico: "No caso do molusco contagioso, existem vários tipos de tratamento e tudo depende da quantidade, localização e tamanho das verrugas. A estratégia para lidar com o problema varia e vale confiar na experiência do seu ginecologista."

Caso a paciente opte por não esperar, pode-se usar algum creme ou pomada, além de tentar reforçar a imunidade: "Sabemos que elas aparecem de maneira mais rápida em pessoas com imunodeficiência ou que tenham algum problema imunológico. Há, ainda, a opção de remover essas verrugas de maneira cirúrgica, sendo mais indicado para o procedimento o uso de laser, tratamento mais moderno que temos atualmente."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)