(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ESTUDO INÉDITO

Dispositivo portátil promete identificar câncer de pele sem dor

Tecnologia semelhante aos scanners de aeroportos é capaz de detectar com precisão se ferida é benigna ou maligna


05/05/2022 16:04

Dispositivo infravermelho
Ondas milimétricas serão usadas para escanear apele do paciente com suspeita de câncer de pele, diminuindo a realização das biópsias (foto: Stevens Institute of Technology/Divulgação )

Pesquisadores do Stevens Institute of Technology, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um dispositivo portátil de baixo custo que pode reduzir pela metade a taxa de biópsias desnecessárias para detectar câncer de pele. O estudo foi publicado na Scientific Reports.

 

Hoje em dia, quando há suspeita da doença, é preciso retirar pequenos pedaços de tecido para serem feitos testes em laboratório. As biópsias incomodam e deixam feridas que podem levar semanas para cicatrizar. De acordo com o estudo, são encontradas cerca de 30 lesões benignas para cada caso de câncer de pele.

 

A ideia dos cientistas é usar imagens de ondas milimétricas - a mesma tecnologia usada em scanners de segurança de aeroportos - para escanear a pele de um paciente. O tecido saudável é capaz de refletir os raios de ondas milimétricas de maneira diferente do tecido canceroso. Os pesquisadores usaram o dispositivo em 71 pacientes e conseguiram distinguir com precisão lesões benignas e malignas em apenas alguns segundos.

 

A equipe já está trabalhando para comercializar sua tecnologia e acredita que ela poderá chegar aos hospitais nos próximos dois anos.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)