Publicidade

Estado de Minas AVANÇOS

Ciências Médicas atinge a marca de 3 mil cirurgias robóticas em MG

O Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas é pioneiro no método em todo o estado


28/11/2021 06:00 - atualizado 26/11/2021 18:38

mesa de cirurgia
(foto: ICRCM/Divulgação)
O Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas atingiu 3 mil cirurgias realizadas pela plataforma robótica nesta semana. A iniciativa, pioneira em Minas Gerais, garante resultados expressivos para o paciente, a partir de procedimentos mais seguros e minimamente invasivos. 

A primeira cirurgia foi realizada em setembro de 2016, após a aquisição do Sistema Cirúrgico Robótico Da Vinci. Atualmente, o instituto possui quatro plataformas de cirurgia robótica no estado, e é o maior programa do Brasil, em número de procedimentos realizados, fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. 

A marca das 3 mil cirurgias foi atingida a partir da parceria com quatro hospitais mineiros:  Vila da Serra, Felício Rocho, Uberlândia Medical Center e Orizonti. A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora do instituto, disponibiliza os equipamentos robóticos para que essas instituições ofereçam atendimento aos seus pacientes.

Procedimentos

Na cirurgia robótica, o médico utiliza um sistema com visualização tridimensional e alta definição para reproduzir todas as características de uma cirurgia aberta convencional. 

Por ser uma técnica minimamente invasiva, possui grandes vantagens para os pacientes e profissionais que realizam o procedimento, como maior conforto, redução da dor, dos sangramentos e do tempo de internação, melhores resultados funcionais, menor risco de infecção hospitalar e diminuição do uso de medicamentos analgésicos.

Veja quantos procedimentos foram realizados em cada especialidade:
  • Urologia: 2149 
  • Cirurgia geral: 423
  • Torácica: 198
  • Ginecologia: 150 
  • Coloproctologia: 80
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade