(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CONTA-GOTAS

Como evitar alergias na pele dos bebês; veja

A limpeza da pele também deve ser com produtos sem corante, sem cheiro e com bons conservantes


18/07/2021 04:00 - atualizado 18/07/2021 13:49

(foto: Fala Criativa/Divulgação)
A pele infantil é mais fina que a dos adultos. Por isso, a pediatra Gabriela Marques explica que bebês estão mais expostos a substâncias irritantes, capazes de causar alergias e infecções. E os ingredientes naturais têm menor risco de ter substâncias irritativas. “É recomendado usar esses produtos na lavagem de roupas, limpeza da casa e higiene das crianças”, explica.
 
Na lavagem das roupas, ela indica produtos sem corantes, fragrâncias e substâncias irritativas, como álcool, compostos fenólicos e LSS (lauril sulfato de sódio), e com duplo enxágue. Já a limpeza do chão e superfícies pede atenção.
 
“Como bebês colocam as mãos nas superfícies e levam à boca, evite produtos com fenóis”, diz. A limpeza da pele também deve ser com produtos sem corante, sem cheiro e com bons conservantes. Devem ser evitados produtos com LSS, álcool, parabenos e ureia. Outra boa opção são os produtos à base de coco.

Detox nas unhas 

(foto: Pixabay )
 
Você deixa as unhas com esmaltes e só tira para passar outra cor? Saiba que, com essa rotina, elas podem ficar escamadas, quebradiças e enfraquecidas. “É necessário deixá-las ‘respirarem’”, diz Luzia Costa, especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas. Veja o passo a passo para deixar suas unhas saudáveis em casa no frio:

*  Retire o esmalte: tire o esmalte das unhas sem que fiquem resquícios. Escolha removedor de esmaltes sem acetona. Depois, lave as unhas em água morna.
 
*  Lixe as unhas: lixe as unhas, deixando-as com aspecto natural e tirando as pontas.
 
*  Esfolie suas mãos: utilize esfoliante próprio para as mãos ou faça caseiro. Aplique no dorso da mão e espalhe, massageando-as. Retire o excesso com toalha ou água morna.
 
*  Hidrate as cutículas: utilize hidratante específico para as cutículas, aplicando sobre elas e massageando. Esse passo deixa as unhas mais fortes e resistentes.
*  Aplique uma base: após a hidratação, passe base fortalecedora para deixar as unhas fortes e evitar escamações e lascas.
 
*  Proteja suas mãos: após o passo a passo, use luvas em atividades domésticas e quando for utilizar produtos de limpeza, para manter a hidratação e evitar o ressecamento.

Dieta anti-inflamatória

(foto: Ana Lima Comunicação/Divulgação)
 

 

A dieta anti-inflamatória reduz a inflamação crônica relacionada a doenças cardiovasculares, hipertensão, ansiedade, depressão, diabetes, câncer, depressão e obesidade. De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, pesquisas mostram os efeitos negativos da inflamação. 
 
Por isso, se você quer reduzir ou prevenir a inflamação, baseie sua dieta em 
alimentos nutritivos e antioxidantes. 
 
Veja os alimentos que não podem faltar na sua alimentação anti-inflamatória:

» Uvas roxas
» Frutas vermelhas
» Brócolis
» Ômega-3
» Abacate
» Chá verde
» Tomate
» Azeite de oliva extravirgem

Frutas no inverno

(foto: Pixabay )
 
Em tempos de temperaturas mais baixas, frutas como kiwi e morango marcam presença, e consumi-las nessa estação beneficia a saúde e garante alimentos saborosos. Júlia Canabarro, nutricionista da Dietbox, elenca cinco opções para serem consumidas na estação:

# Avocado: é rico em gorduras boas e antioxidante, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Priorizá-lo no inverno, quando o corpo ‘pede’ alimentos mais gordurosos, é uma ótima opção.
 
# Kiwi: assim como o abacaxi, laranja e limão, o kiwi fortalece a imunidade por ser rico em vitamina C.
 
# Morango: além de fortalecer a imunidade pela alta taxa de vitamina C, o morango ajuda na diminuição de inflamações por ser rico em compostos anti-inflamatórios.
 
# Caqui: rico em vitaminas A, C e fibras, é ótimo no frio por fortalecer a imunidade. Ele combate o estresse e é bom para o funcionamento do intestino por evitar prisão de ventre.
 
# Carambola: com poucas calorias, é rica em antioxidantes, combatendo o envelhecimento e ajudando na proteção do corpo. Auxilia na hidratação pelo alto teor de água e tem grande quantidade de vitamina C.

Calculadora de fibras

(foto: Pixabay )
 
Muito se fala sobre as fibras, mas você sabe para que elas servem e em quais alimentos encontrá-las? E qual a quantidade recomendada? Além de ajudar no funcionamento do intestino, as fibras controlam os níveis de açúcar e colesterol, melhoram a absorção de nutrientes, aumentam a saciedade e as bactérias boas.
 
“Estudos mostram que a baixa ingestão de fibras diminui a diversidade e quantidade de micro-organismos benéficos no intestino. A manutenção da microbiota intestinal saudável protege contra a colonização e proliferação de bactérias que causam doenças, e auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico e absorção de nutrientes”, explica a gastroenterologista Maria do Carmo Passos. 
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de fibras deve ser entre 25g e 35g por dia. Estão presentes em frutas, vegetais e cereais. Mas as quantidades diárias consumidas são suficientes? Para saber, a calculadora de fibras da Nestlé pode te ajudar a descobrir o valor total presente na sua dieta, indicando a quantidade contida em cada alimento.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)