(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Comportamento

Fonte de vitalidade

Cada pedra e cristal tem uma propriedade específica. É importante identificar aquela que vai trazer os benefícios que você busca


01/11/2020 04:00 - atualizado 06/11/2020 17:37

(foto: Girl with red hat/Unsplash )
(foto: Girl with red hat/Unsplash )

Por serem gerados por poderosas energias do planeta por milhões de anos, pedras e cristais são em essência verdadeiras usinas de energias harmônicas e benéficas. Cada uma tem propriedades específicas e conhecê-las é acessar uma fonte de vitalidade que pode ser boa aliada para lidar com as agruras da vida moderna.

Da infância, Magda Regina Viana se lembra dos passeios com a mãe pelo Mercado Central para comprar pedras. Aos 59 anos, a funcionária pública fala sobre a paixão nutrida pela mãe. "Ela tinha vários cristais. Alguns que ganhou de amigos conterrâneos de meu pai. Na região onde a família dele morava havia garimpos e chegamos a ir à entrada de um deles. Outros ela comprava nas idas ao mercado", rememora. Com a morte da mãe, além de herdar as pedras Magda tomou amor por elas. "Procurei saber mais sobre esses cristais. Ao mesmo tempo em que buscava informação, fui me interessando", diz.

Magda Regina Viana, de 59 anos, acaba de concluir um curso de introdução à cristaloterapia e está montando seu kit de pedras e cristais(foto: Juarez Rodrigues/em/d.a press)
Magda Regina Viana, de 59 anos, acaba de concluir um curso de introdução à cristaloterapia e está montando seu kit de pedras e cristais (foto: Juarez Rodrigues/em/d.a press)
Magda acaba de concluir um curso de introdução à cristaloterapia, ministrado pelo naturólogo especialista no ramo Eduardo Mello, de São Paulo. "Estou formando meu kit de cristais. Encontrei algumas peças de valor inestimável para a questão  energética, muitos cristais especiais", conta. Para ela, são mais que a beleza de seu brilho. "O que mais me encanta é a energia, não apenas a estética. Prefiro as pedras brutas."

Agora, aplica os cristais para autoconhecimento, associados a outras formas de medicina alternativa, como florais, reiki, ervas. Para Magda, hoje as pedras acalmam, lhe trazem de volta ao centro, em suas palavras. Algo valioso nesse período em particular. "Por indicação do meu professor, uso-as para diminuir o medo e o pânico que podem surgir com a COVID-19. Para afastar pensamentos sobre adoecimento e morte. Para esse medo, uso a cianita azul colocada no chacra frontal e o enxofre no plexo solar", descreve.

TRADIÇÃO ANCESTRAL


A terapeuta e alquimista Silviane Rane Peres de Assis começou a se interessar por pedras quando passou a estudar o comportamento dos chacras e astrologia(foto: Arquivo Pessoal)
A terapeuta e alquimista Silviane Rane Peres de Assis começou a se interessar por pedras quando passou a estudar o comportamento dos chacras e astrologia (foto: Arquivo Pessoal)

Silviane Rane Peres de Assis, de 33, é terapeuta e alquimista. Começou a se interessar por pedras quando passou a estudar o comportamento dos chacras e astrologia. Ela explica sobre um tratamento para mulheres feito com pedras em formato oval que são introduzidas na vagina. Trata-se do Yoni Egg, que visa à cura dos males do corpo físico, combate a baixa libido, bloqueios e traumas, memórias reprimidas de vidas passadas. Também fortalece a musculatura vaginal, promovendo empoderamento, autoamor e vitalidade.

A medicina vaginal dos Yoni Eggs é uma herança da tradição ancestral guardada e transmitida pela escola chinesa taoísta e pela escola feminina mexicana. "O tratamento atua no que é conhecido como fonte divina, lugar de nascimento, templo do sagrado feminino. Quando em contato com a mucosa vaginal, a pedra promove a troca energética, trabalha traumas, memórias e aspectos emocionais registrados no útero", ensina. Podem ser usadas, por exemplo, quartzos, jaspes, jades e ágatas. "É um ritual, e agora resgatamos esse trabalho com olhar contemporâneo."

Não existem regras para o uso das energias das pedras e dos cristais, mas recomendações, pontua Silviane. "Você sente qual e como deve usar. Às vezes, os cristais nos escolhem, mesmo quando não sabemos suas indicações energéticas e físicas. Quando isso acontecer, confie", ensina. Como consenso, as pedras são usadas em sinergia e relacionadas às cores dos chacras, o que não impede que cada um faça a opção pelo que sente.

As pedras escuras, continua a alquimista, têm energia mais densa, trabalham o físico. As rosas e verdes atuam nas emoções, ao passo que as azuis e mais claras geralmente agem melhor nos espectros espiritual e mental. "É preciso sentir aquela que chama você e confiar na intuição. Medite com elas, durma com elas, coloque em seu ambiente, use colares e pulseiras, conecte-se com essa vibração de cura. Sinta e observe suas reações."

Na Antiguidade, os astrólogos acreditavam que usar, carregar ou segurar pedras preciosas que pertencem a cada signo astronômico, junto à data de nascimento, melhorava a saúde, promovia equilíbrio e fortuna. Nessa perspectiva, pedras e cristais estão diretamente relacionados aos signos do zodíaco.

Todas as pedras dos signos podem ser utilizadas pelos nativos de quaisquer outros signos. Usar as pedras ligadas a um signo potencializa seus efeitos positivos. Estudiosos indicam que o melhor período para fazer isso é 30 dias antes e 30 dias depois da data do aniversário. Estar com elas durante todo o ano ajuda no despertar das qualidades e potencialidades inerentes ao signo.

As pedras são escolhidas de acordo com suas características, associadas às características dos signos, como esclarece a terapeuta e alquimista Silviane Rane. "As pedras se relacionam aos signos por suas características de ação semelhantes e pela necessidade de potencializar as habilidades de cada signo, além dos elementos ligados a eles – fogo, terra, ar e água", diz Silviane. As pedras também estão ligadas aos chacras, na associação entre cores e elementos.


Como usar pedras e cristais? 


Durante a meditação, segure a pedra com o efeito escolhido com a mão fechada, sem pressionar, mentalizando a energia que você deseja que ela emane. Leve-a no bolso, na bolsa, na mochila ou em outros acessórios que estejam em contato direto com você. Ao longo do dia, pegue a pedra e mentalize a energia que você sabe que ela emana. Importante é não deixar a pedra largada no meio da bagunça. Organize um canto só para ela.Use pedras e cristais em acessórios como colares, brincos e pulseiras. Esse é o uso mais comum e mais forte, porque os objetos ficam em contato direto com o corpo, emanando sua energia da maneira mais direta possível.


Atenção 


É preferível não usar uma pedra ou cristal na decoração do ambiente ou no corpo sem saber qual efeito causa. Isso pode diminuir o efeito, ou acarretar um resultado inverso ao desejado.


O que representam


As cores dizem muito sobre o tipo de energia e conexão de cada pedra. Veja na lista um apanhado geral do significado de acordo com cada tonalidade

» TRANSPARENTES – Entre propriedades diversas, as principais são de limpeza, sensibilidade e obtenção de energia

» BRANCAS – Trazem paz e tranquilidade. Ajudam na resolução de problemas e a lidar com a vida com calma

» ROSAS – Cor relacionada às questões emocionais, ao coração e ao amor. Pedras nesse tom curam emoções negativas e favorecem o amor próprio

» AZUL CLAROS – Acalmam e levam à essência. Trazem segurança, consciência e compreensão de forma introspectiva

» AZUL ÍNDIGOS – Abrem a mente para as intuições, dons espirituais e coisas novas

» AMARELAS – Em conexão com a energia solar, estão ligadas à disposição, entusiasmo e alegria

» LARANJAS – Dão força, agem como estimulantes e auxiliam na tomada 
de decisões

» VERDES – Têm propriedades energéticas para limpeza e cura do corpo como um todo

» ROXAS – Agem para a boa energização espiritual, trazem calma e proteção contra energias negativas 

» VERMELHAS – Atuam na conexão entre o corpo e a natureza carnal e ajudam a concretizar ações

» PRETAS – Ajudam a controlar e ter poder sobre as situações

» MARRONS – Ajudam a entender a vida e aceitar as situações, alinhando as energias e os chacras

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)