(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas IMPACTOS DA QUARENTENA

Cera de ouvido: médicos percebem aumento atípico de casos na pandemia

Problema é mais comum no verão, mas comportamentos que se fortaleceram durante a quarentena estão entre as possíveis causas do problema


10/07/2020 10:18 - atualizado 23/11/2020 07:13

Fones de ouvido são os principais causadores do aumento na incidência do entupimento por cera de ouvido(foto: Reprodução/EBC)
Fones de ouvido são os principais causadores do aumento na incidência do entupimento por cera de ouvido (foto: Reprodução/EBC)
Mais de 100 dias após as primeiras orientações de isolamento social, os impactos na saúde já vem aparecendo para muitas pessoas. A maioria dessas consequências para o bem-estar já foram identificadas, mas outras, um tanto quanto atípicas, vêm surpreendendo médicos. É o caso do acúmulo da cera de ouvido.

"No meu consultório chegamos a 30% de atendimentos para casos de acúmulo de cera de ouvido. É um índice comum no verão, mas cerca de quatro vezes acima do esperado para o inverno", comenta o otorrinolaringologista e colunista do Portal Uai, Alexandre Rattes.

O maior uso do fone de ouvido é a principal suspeita de motivação para o aumento do número de casos. "Por conta das reuniões on-line, as pessoas passam basicamente todo o tempo de expediente com fone, em sua maioria de modelos auricular ou intra-auricular, que entra na orelha. Isso faz com que a cera seja empurrada e, a medida em que acumula, acaba entupindo", explica.

A cera de ouvido produzida geralmente é expelida naturalmente, mas o uso do fone de ouvido acaba interrompendo esse fluxo. Os principais sintomas do entupimento por cera são o som abafado, a dificuldade de audição e a dor no ouvido. A orientação é buscar um médico.

"Na tentativa de resolver, as pessoas acabam piorando a situação ao usar o dedo, cotonete ou água. O uso da água morna faz com que a cera amoleça, fique mais fluída e tampe ainda mais o ouvido. É o motivo de o entupimento ser mais comum no verão, inclusive. O cotonete pode empurrar ainda mais a cera para o canal auditivo e o dedo pode infeccionar. A orientação é procurar um médico", alerta Rattes.

Para evitar o problema, a solução pode ser o uso de outros modelos de fone de ouvido. "O ideal nesse caso é usar o headphone, aquele modelo de concha nos ouvidos, ou parar de usar o fone", orienta.

Mudança no perfil de consulta


Outros problemas um tanto quanto "atípicos" começaram a aparecer nos consultórios de otorrinolaringologistas durante a pandemia - causados, principalmente, por estresse e angústia.

"Algumas pessoas também aparecem com uma suposta dor de ouvido que, na verdade, é bruxismo. Passa a apertar e ranger os dentes enquanto dorme porque está estressada, tensa ou agitada. Nesse caso, a orientação é buscar atividades físicas e/ou relaxantes, evitar a cafeína e manter hábitos saudáveis", esclarece Rattes.

A quebra na rotina e o aumento do uso de aparelhos eletrônicos também podem causar problemas relacionados ao estresse.
  
"Não só para o bruxismo, mas para todos os problemas relacionados ao sono, o ideal é fazer o que chamamos de 'higiene do sono', que é desligar de aparelhos eletrônicos mais ou menos uma hora antes de dormir. Evitar ver filmes, séries ou jornais que podem te deixar agitado. E, claro, tentar manter uma rotina", conclui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)