(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Pré-Simpósio Internacional discute como sedentarismo pode passar de pai para filho

Tema é discutido durante evento que acontece nesta quarta-feira, 20, na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima, e que antecede ao XII International Symposium on Vasoactive Peptides


postado em 19/11/2019 17:04 / atualizado em 19/11/2019 18:19

Sedentarismo pode ser transferido de pai para filho(foto: Reprodução/Youtube)
Sedentarismo pode ser transferido de pai para filho (foto: Reprodução/Youtube)
É comum que doenças como, diábetes e cosleterol alto, por exemplo, passem de uma geração para outra. Mas o que algumas pessoas não sabem é que o sedenarismo também pode ser genético. Pensando nisso o Simpósio Internacional deste ano traz a tona a discussão de como o estilo de vida do pai pode passar para a criança.

 

 Ao estudar  a hereditariedade, aprende-se  que o fator genético geralmente está associado ao estilo de vida da mulher, aos hábitos alimentares inadequados como, ingestão de açúcar e gordura em excesso, e doenças como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. O que de fato é compreensível, afinal é a mulher quem "guarda" o bebê. Sabe-se também que, numa paciente gestante, todos esses fatores elevam o risco de contração dessas doenças pela criança.

 

Ronaldo Araújo, Professor da Universidade Federal de São Paulo(foto: Arquivo pessoal)
Ronaldo Araújo, Professor da Universidade Federal de São Paulo (foto: Arquivo pessoal)
Porém a novidade é que existem estudos que revelam como o estilo de vida do pai também pode atingir ser tranferido para o filho.  Ou seja, gerando ou não, filhos de pais sedentários apresentam maiores chances de desenvolver doenças metabólicas quando adultos tendo em vistas alterações do DNA do patriarca.  Resumindo, eles também têm responsabilidade sobre a saúde da prole e isso pode acontecer desde a geração dos avós.Para debater o tema em quetão, o convidado é Ronaldo Araújo, Professor da Universidade Federal de São Paulo. “Já é o 12º Simpósio que promovemos. A edição de 2019 está recheada de nomes de suma relevância. A troca de experiência será realmente incrível, com muitas novidades”, comemora o cientista.


 

 O Simpósio é destinado para estudantes de pós-graduação, pós-doutores, experimentais e clínicos e cientistas. Além da programação principal do simpósio, no dia 20 de novembro, das 9h às 20h, é realizada mais uma edição do Exercise Science Pre-Symposium, na Fundação Dom Cabral.

 

SERVIÇO

 

Exercise Science Pre-Symposium

20 de novembro

A partir de 9h

Fundação Dom Cabral- Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville Lagoa dos Ingleses, Nova Lima 

Inscrições : www.vasoactivepeptides2019.com

 

O Simpósio Internacional ocorre do dia 20/11 À 23/11 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)