(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas VITALidade

Nunca é tarde para ser feliz

Será que existe um tempo para aprendermos coisas novas e mudarmos nossas vidas


07/03/2022 11:05

Mamy Rock
(foto: mamyrock.com)


A pandemia fez com que muitos idosos buscassem alternativas para a solidão que o vírus provocou e muitos deles decidiram que aprender algo novo seria essencial para a manutenção da sanidade física mental.

Será que existe um tempo para aprendermos coisas novas? Alguns dirão que quando somos jovens temos mais propensão para o aprendizado e que, ao envelhecermos, nossa capacidade de acumular novos conhecimentos e habilidades diminui. Mas será que devemos nos deixar rotular por crenças limitantes, que muitas vezes nos impedem de dar o primeiro passo? Hoje vamos dar exemplos de pessoas que não viram na idade um fator limitante para começar algo novo.

Olha o exemplo de uma senhora de 101 anos, moradora de São Paulo e tomadora contumaz de vinho que, com o auxílio da neta, fez um currículo e enviou a diversas empresas afirmado que precisava de um emprego para custear os vinhos que adorava beber. Atenta ao mercado consumidor da terceira idade, uma empresa de vinhos brasileira a contratou como, pasmem, influenciadora digital da marca. Segundo a marca ela será responsável por degustar os rótulos, além de produzir conteúdo digital relatando aos consumidores sua experiência com cada garrafa.

Um idoso de 76 anos, morador do Mato Grosso, realizou o sonho esquecido desde os 14 anos de tocar piano. Isolado desde o início da pandemia em razão de um tratamento para câncer, o idoso encontrou na música uma maneira de se aproximar da família e dos amigos, enviando a eles vídeos de suas incursões musicais. Tudo começou quando assistia a um concerto do neto e se lembrou que desde sua adolescência tinha o sonho de aprender a tocar um instrumento. Sem medo, pegou o contato de uma professora de música e passou a fazer aulas online uma vez por semana e treinar sozinho todos os dias. O idoso relata que trocou a depressão ocasionada pelo diagnóstico de câncer pelas dedilhadas no piano.

A norte americana Greta Pontarelli, de 67 anos, começou a dançar pole dance aos 59 anos de idade, após um diagnóstico de osteoporose. Ela conta que não gostava de praticar musculação, recomendada para auxiliar no combate à doença, e optou por algo menos convencional e que a deixava mais feliz. Hoje a dançarina viaja o mundo todo fazendo apresentações e já participou de inúmeras competições mundiais. Segundo ela, não existe idade para começar algo novo, já que nunca é tarde para ser feliz e realizar um sonho.

A inglesa Ruth Flowers, mais conhecida como Mamy Rock, decidiu se tornar DJ aos 68 anos. A DJ era proveniente de uma família com forte influência musical. Entretanto, só se entregou à música após a morte do marido. Ela contava que, ao ser convidada pelo neto para uma balada, ficou encantada com a atmosfera do local e decidiu naquele momento que se tornaria uma DJ. Sua primeira apresentação aconteceu durante o festival de Cannes de 2009 e tinha na plateia ninguém menos que Lenny Kravitz e Mariah Carey. Ela faleceu em 2014, mas suas mixagens únicas ainda continuam a ressoar pelos quatro cantos do planeta.

Poderíamos escrever livros inteiros apenas relatando casos de pessoas idosas que não viram na idade uma limitação para alcançar seus sonhos; ao contrário, viram nela um incentivo para começar a colocá-los em prática, pois já não tinham mais tantos afazeres como outrora.

Que tal tomarmos os exemplos acima e começarmos a pensar nos nossos velhos sonhos adormecidos? Para isto é importante que tenhamos em mente que a experiência é sempre algo positivo para começar qualquer coisa, e isso o idoso tem de sobra.

É também primordial que planejemos nossas metas a curto, médio e longo prazo, a fim de que o plano realmente saia do papel e tome corpo na vida real. As metas devem ser realistas, assim evitamos que as dificuldades interrompam nossas ações.

Por fim, mas não menos importante, é essencial que acreditemos em nosso potencial e em nossa capacidade de aprendizado e superação, pois muitas das nossas dificuldades são impostas pela nossa mente e não pelo nosso corpo, já velho, mas ainda capaz das mais belas coisas rumo à construção dos nossos sonhos.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)