(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Pé & tornozelo

Como lidar com a ansiedade às vésperas de uma competição

Ao adotar estratégias específicas, é possível minimizar esse estado emocional e canalizá-lo de maneira construtiva


18/11/2023 04:00
1575

sgsg
(foto: CDStudio/Freepik)


O tema da coluna dessa semana é uma verdadeira carapuça para mim, pois amanhã vou fazer o Ironman 70.3 de Fortaleza. Em meio à empolgação e expectativa que antecedem uma competição, muitos atletas, assim como eu, se deparam com a inevitável presença da ansiedade. No entanto, ao adotar estratégias específicas, é possível minimizar esse estado emocional e canalizá-lo de maneira construtiva para otimizar o desempenho esportivo. Aqui vão algumas delas:
 
1. Técnicas de respiração profunda: uma abordagem inicial e eficaz para lidar com a ansiedade pré-competição é a prática de técnicas de respiração profunda. Essa ferramenta simples, mas poderosa, tem o potencial de acalmar o sistema nervoso, reduzir a frequência cardíaca e proporcionar uma sensação de controle, elementos cruciais para equilibrar as emoções em momentos decisivos.
 
2. Mentalidade positiva: cultivar uma mentalidade positiva é fundamental. Em vez de se deixar sobrecarregar pelos pensamentos negativos, concentrar-se no preparo árduo e nas conquistas alcançadas durante o treinamento pode ser um catalisador para fortalecer a confiança. Reconhecer as próprias habilidades e a dedicação dedicada ao esporte contribui para criar uma base sólida para enfrentar desafios competitivos.
 
3. Plano de ação pré-competição: estabelecer um plano de ação detalhado para as vésperas da competição é crucial. Incluir rotinas específicas, momentos de relaxamento e atividades que proporcionem foco e concentração pode oferecer uma estrutura que auxilia no controle da ansiedade. Ter um cronograma estabelecido proporciona segurança e reduz a incerteza, elementos que muitas vezes alimentam a ansiedade.
 
4. Aceitação das emoções: reconhecer a normalidade do nervosismo antes de uma competição é um passo significativo. Aceitar essas emoções como componentes inerentes ao esporte e ao desafio competitivo é fundamental para não se deixar abalar por sentimentos de insegurança. A ansiedade pode ser encarada como uma aliada, um sinal de que o atleta está investindo emocionalmente na busca por um bom desempenho.
 
Em síntese, ao adotar essas estratégias, os atletas podem transformar a ansiedade pré-competição em um impulso positivo. Em vez de ser um obstáculo, esse estado emocional pode ser canalizado para elevar o desempenho esportivo, proporcionando uma abordagem mais equilibrada, confiante e resiliente diante dos desafios competitivos.
 
Vamos ver se o que faço vai ser realmente o que digo! Assim espero (risos). n


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)