(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas PÉ & TORNOZELO

Você sabe os sintomas da gota?

'Essa condição está intimamente ligada ao excesso de ácido úrico no corpo'


14/10/2023 06:00
1575

Pé com dor
(foto: Pebmed/Reprodução )


A gota é uma condição médica que remonta à antiguidade, afetando muitas pessoas em todo o mundo. Vou te explicar aqui os principais sinais e sintomas dessa doença.

Dor lancinante: A gota é notória por sua dor intensa, geralmente iniciando repentinamente. Embora o dedão do pé seja frequentemente o alvo, outras articulações, como tornozelos, joelhos e pulsos, também podem ser afetadas. Quando o dedão do pé é afetado, se dá o nome de podagra.

Inchaço e vermelhidão: A articulação comprometida incha e fica vermelha devido à inflamação aguda, tornando-a notavelmente diferente de uma articulação saudável.
 
 
Rigidez e limitação de movimento: A rigidez acompanha a gota, tornando os movimentos dolorosos e limitados durante um episódio de gota.

Sensação de calor: A área inflamada tende a se tornar quente ao toque, um sintoma que não passa despercebido.

Febre baixa: Em alguns casos, a gota pode vir acompanhada de febre baixa, sinal de que o sistema imunológico está respondendo à inflamação. Entretanto febre persistente e alta deve levar a suspeita diagnóstica de infecção, com possibilidade de uma artrite séptica (infecção dentro da articulação).

Recorrência de crises: Os ataques de gota podem ocorrer repetidamente ao longo do tempo se não forem tratados adequadamente. A prevenção é fundamental para evitar isto.

Tofos: À medida que a gota progride, depósitos de cristais de ácido úrico podem se acumular sob a pele, resultando em nódulos duros chamados tofos. Esses tofos podem se formar nas articulações afetadas, mas também em locais como o lóbulo da orelha.

Além dos sintomas, é importante entender as causas da gota. Essa condição está intimamente ligada ao excesso de ácido úrico no corpo, que pode se desenvolver devido a fatores como dieta rica em purinas, predisposição genética, obesidade e uso de certos medicamentos.

O tratamento da gota inclui medicamentos para aliviar a dor e reduzir os níveis de ácido úrico no corpo, bem como mudanças no estilo de vida, como dieta e controle de peso. 

Na dúvida, procure seu médico de confiança.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)