(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas DA ARQUIBANCADA

Seleção Brasileira: quem realmente ainda liga em Minas?

"Estado tem três grandes, é celeiro de craques, mas sempre sai desprestigiado: cansado, torcedor mineiro quer saber mesmo é do seu time de coração"


14/09/2023 04:00
1175

Lance do jogo do Brasil com o Peru
Jogos da Seleção Brasileira, como contra o Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, nem sempre despertam a atenção da torcida (foto: ERNESTO BENAVIDES / AFP)


No final de semana que passou não teve rodada do Brasileirão. O motivo? Um joguinho mequetrefe da Seleção Brasileira, aquela mesma pela qual já perdemos encanto faz tempo.

Não é de hoje que a CBF desprestigia o futebol mineiro. Apesar de estarmos entre os principais estados, sermos celeiros de craques e termos três times grandes ativos, ninguém olha muito para cá.

Muitas vezes, mesmo estando à frente do Rio e até de São Paulo, com Atlético e Cruzeiro (nossos rivais, porém vizinhos) figurando entre os maiores campeões, ainda assim os privilegiados eram jogadores que estavam no eixo RJ/SP ou em times da Europa, mesmo que fossem equipes de segundo escalão.

O torcedor do América, por exemplo, que costuma ter um nível ligeiramente mais exigente e crítico, não tem quase motivação para acompanhar a Seleção Brasileira. E eu entendo. Que dia que teremos um craque lá? Nem mesmo a dupla Galo e Raposa consegue esta proeza, salvo raras exceções, imagina a gente.

A verdade é que a paixão do torcedor mineiro se reserva cada vez mais para o que interessa: o amor pelo time da sua cidade, aquele de fato ele não abandona. Aquele que ele construiu uma história junto, nem perfeita nem ideal, mas real. A única hora que lembro da Seleção, sendo bem franco, é quando vejo que o maldito calendário da Conmebol travou a sequência do Brasileirão, como aconteceu agora.

Nós estamos de saco cheio desta propaganda besta que nos induz a esperar quatro anos para ver uma Copa do Mundo com a equipe escalada pelas mesmas panelinhas, que fazem tudo ir por água abaixo em questão de segundo (vide caso Croácia).

São sempre aqueles jogadores previsíveis e estrelas que não fazem brilhar os olhos dos torcedores. Sempre aquele gostinho amargo de “não é possível que não chamaram este cara só porque joga em Minas Gerais”. Infelizmente, em Minas, para ser chamado estando aqui, ele precisa jogar mais que o Messi, e olhe lá.

Atualmente, o que ficou da Seleção para mim é a lembrança, já parte de um passado quase distante, da infância e adolescência, com os últimos mitos que realmente davam medo no adversário e nos fizeram campeões: Romário e Ronaldo.

Hoje em dia, a bem da verdade, é que importa muito mais Cuiabá e América, amanhã à noite, do que qualquer jogo da Seleção Brasileira, com tantos falsos ídolos.

Inclusive, este jogo precisa ser a retomada do Coelho na competição, para que sigamos rumo a evitar a queda. Seleção por seleção, prefiro o nosso “combinado”. Esse é o único verde que me importa.


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)