Na era digital, onde observamos cada vez mais transformações e em curto espaço de tempo, empresas estão agindo para antecipar tendências e ser protagonistas em seus mercados. Lideranças da Salesforce, uma das maiores empresas de software do mundo, a construtora MRV, a Rede Mater Dei e o iFood participaram nesta semana, em Belo Horizonte, da terceira edição do “Orbitar I/O”, promovido pelo hub de inovação e aceleradora de conexões Órbi Conecta. Na plateia, estiveram quase 400 interessados em como promover transformação digital ou escalar os negócios de suas empresas.
O presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, destacou que hoje o Brasil investe 9% do Produto Interno Bruto (PIB) em saúde, enquanto a Holanda gasta 11% e os Estados Unidos o dobro. “Temos que nos preparar para um novo contexto”, disse. Para ele, o futuro é a “Medicina 4P”: preventiva, preditiva, personalizada e participativa. “Uma análise de DNA, simples e mais barata, poderá melhorar a vida das pessoas”, exemplificou.
A diretora do iFood empresas, Paula Rabelo, fez uma provocação: “O fogão poderá ser uma peça de museu”. A hoje startup unicórnio (empresa de base tecnológica com venda de produto ou serviço escalável avaliada em mais de US$ 1 bilhão) foi criada em 2011. Naquele ano, recebia cerca de 12 mil pedidos de comida por meio do seu site. Neste ano, a média mensal é de 20 milhões de pedidos. Em seu marketplace tem cadastrados 116 mil restaurantes, 83 mil empregadores, em 882 cidades.
Atualmente, um em cada 180 brasileiros moram numa habitação feita pela construtora MRV. Desde 2007, a empresa vem fortalecendo os seus investimentos em tecnologia, segundo o co-presidente Rafael Menin. Neste momento, foca esforços na construção de uma plataforma habitacional. Para além da MRV, voltada à construção e venda de imóveis e casas para a classe C, há novas empresas no grupo, como a Urba, de venda de loteamentos urbanizados; a Luggo, de locação de imóveis para as classes B e C; e a Linha Premium, de construção e venda de imóveis para as classes B e C.
Em desenvolvimento pela MRV, está o “Mundo da Casa”. “Queremos ser o marketplace da moradia. O morador poderá, por exemplo, contratar uma decoradora virtual dentro do site, comprar on-line o mobiliário inteiro e eletrodomésticos, pagando 10% menos que o preço do mercado”, disse Menin.
Para a Salesforce, a gigante americana que dá as condições para que as empresas criem as suas plataformas e conectem com os seus clientes, a transformação digital tem como centro as pessoas. “É preciso pensar fora da máquina”, afirmou Fábio Costa, gerente-geral da Salesforce.
"O futuro está sendo hackeado por aqueles que entenderam
e que se entenderam”
Lígia Zotini,
fundadora do Voicers e TEDx Speaker, sobre as novas
economias e a importância do autoconhecimento