Publicidade

Estado de Minas FORA DA CAIXA

Uma grande empresa, não tão no passado assim, tinha um data center

Gigante norte-americana Oracle, que, diante da crescente demanda brasileira pelo serviço, anunciou nesta semana, em São Paulo, a chegada do Generation 2 Cloud ao país


postado em 10/08/2019 04:00 / atualizado em 10/08/2019 07:45

(foto: Oracle/Divulgação)
(foto: Oracle/Divulgação)
Uma grande empresa, não tão no passado assim, costumava ter um data center (centro de dados) com equipamentos que chegavam a ocupar todo um prédio. Hoje, são raras aquelas que mantêm seus servidores em unidades físicas. Elas podem “alugar” um espaço em nuvem (um ambiente virtual) de empresas como a gigante norte-americana Oracle, que, diante da crescente demanda brasileira pelo serviço, anunciou nesta semana, em São Paulo, a chegada do Generation 2 Cloud ao país. A novidade foi lançada simultaneamente em mais três cidades: Mumbai (Índia), Sidney (Austrália) e Zurique (Suíça). 
 
Com o investimento em sua infraestrutura atual, baseada em São Paulo, os clientes passam a ter acesso a novos recursos, como o Oracle Autonomous Database, o primeiro banco de dados autônomo que criptografa dados, faz backup, se autoajusta, atualiza e corrige automaticamente quando uma ameaça de segurança é detectada. “Estamos atendendo às necessidades das empresas no país à medida que migram para a nuvem. Empreendimentos de todos os tamanhos querem operar com segurança, custos mais baixos, além de escalar os seus negócios”, afirmou Rodrigo Galvão, presidente da Oracle do Brasil. 
 
A Oracle tem mais de 430 mil clientes corporativos, em 175 países. No Brasil, usufruindo apenas a infraestrutura de cloud, já são mais de 800 empresas. A expectativa é de que 400 clientes brasileiros, que usam data center de segunda geração nos Estados Unidos, migrem para a infraestrutura local, além de outros 1 mil que ainda usam uma estrutura híbrida. “A Oracle tem planos agressivos de expansão”, disse o vice-presidente global de Comunicação Corporativa da Oracle, Steve Daheb.
 
O lançamento da segunda geração da nuvem ocorreu na última quarta, em São Paulo, durante o evento Embrace the Transformation – que incentivou seus próprios funcionários e clientes a passar por um processo de transformação. Veja abaixo frases de alguns dos participantes.

(foto: Oracle/Divulgação)
(foto: Oracle/Divulgação)

"As empresas estão mudando e as pessoas também precisam passar pelas suas próprias transformações. Eu saí da Globo e a tecnologia permitiu ter a minha própria audiência”

. Mariana Ferrão, 
jornalista e empreendedora, fundadora da Soul.Me

(foto: Oracle/Divulgação)
(foto: Oracle/Divulgação)
"Não há receitas, tudo começa internamente. Mas é preciso saber aonde se quer chegar, o que quer ser quando crescer”

. Alexandre Lopes, 
diretor de tecnologia de informação do Banco Original 

(foto: Oracle/Divulgação)
(foto: Oracle/Divulgação)
"Hoje as pessoas são contratadas pelo seu potencial de inovação, o de tentar criar algo diferente, o que significa errar. E as lideranças precisam de uma mentalidade que permita essa prática diária”

. Lucilene Pontual, 
líder de Recursos Humanos da Movile


Pílulas

  • » Clientes do Banco Inter economizaram mais de R$ 1 bilhão em tarifas bancárias neste ano. O levantamento considera o número de operações gratuitas realizadas pelos correntistas, como custos de manutenção e transações. 

  • » A mineira Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios entre as 10 melhores do mundo, segundo o último Ranking de Educação Executiva do jornal britânico Financial Times, completou 43 anos nesta semana.

  • » A Câmara Americana de Comércio Brasil (Amcham-Brasil) realiza, em BH, a terceira fase das seletivas regionais do Amcham Arena, uma competição entre startups. O evento acontece entre segunda (12) e quarta (14), e é aberto ao público. Inscrições em amcham.com.br. 

  • » Focado no varejo de Minas Gerais, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH) promoverá um Startup Weekend – um fim de semana de imersão para startups desenvolverem soluções para o setor. Será entre os dias 13 e 15 de setembro. Inscrições em bit.ly/swretailbh.  


Publicidade