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Estado de Minas FRANCHISING 4.0

Franchising comemora o empreendedorismo feminino

Mulheres representam 49% das unidades franqueadas no Brasil, e as franquias sob sua gestão apresentam melhor desempenho em termos de faturamento.


09/03/2024 06:00
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Iluistrações de mulheres em vários tons, olhando para um mesmo ponto.
As mulheres empreendedoras investem 16% a mais em sua formação do que os homens, dedicando em média 9,9 anos aos estudos, contra 8,5 anos dos homens. (foto: Getty Images)

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, celebramos a força e a perseverança das mulheres que decidem abrir seus próprios negócios e construir sua história de sucesso.


No Brasil, o cenário é animador: somos o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras, com mais de 24 milhões de brasileiras liderando seus próprios negócios, segundo pesquisa do Sebrae.

As mulheres empreendedoras investem 16% a mais em sua formação do que os homens, dedicando em média 9,9 anos aos estudos, contra 8,5 anos dos homens (GEM).

Essa busca por conhecimento se reflete na qualidade de seus negócios, que se destacam pela inovação, criatividade e gestão eficiente.

Elas representam 49% das unidades franqueadas no Brasil, e as franquias sob sua gestão apresentam melhor desempenho em termos de faturamento (ABF). As mulheres demonstram grande capacidade de liderança, organização e gestão de pessoas, características essenciais para o sucesso no franchising.

Mesmo em franquias geridas por homens, o apoio feminino foi crucial em pelo menos metade das decisões de compra da franquia (Ecossistema 300). Isso demonstra o papel crucial que as mulheres desempenham no mundo dos negócios, mesmo que indiretamente.

Apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam desafios no mundo dos negócios, como:

Menos renda: O rendimento médio mensal das mulheres empreendedoras é 22% menor do que o dos homens.

Dificuldade de acesso a crédito: As mulheres ainda têm mais dificuldade em obter financiamentos para seus negócios.

Conciliar trabalho e vida familiar: Conciliar as responsabilidades profissionais com a vida familiar ainda é um desafio para muitas mulheres.

É fundamental continuar incentivando o empreendedorismo feminino e promovendo a igualdade de oportunidades no setor. Podemos fazer isso através de:

Políticas públicas de apoio com a criação de programas e iniciativas que facilitem o acesso das mulheres ao crédito, à capacitação e à informação.

Mentoria e networking incentivando a troca de experiências entre mulheres empreendedoras, promovendo o aprendizado mútuo e o apoio profissional.

Combate ao machismo e à desigualdade para conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no mundo dos negócios e promover a mudança de cultura.

O futuro do empreendedorismo feminino é promissor. Ao celebrarmos as conquistas das mulheres que já trilham esse caminho e ao trabalharmos juntas para superar os desafios, construiremos um futuro mais justo e igualitário para todas.

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