(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas HELVÉCIO CARLOS

Semana Portuguesa movimentou a agenda social e cultural de Belo Horizonte

Sessão na Academia Mineira de Letras reuniu o cônsul Rui Nuno de Almeida, o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e a ministra Mariana Vieira da Silva


17/06/2022 04:00 - atualizado 17/06/2022 00:25

À frente da foto estão o embaixador de Portugal , Luís Faro Ramos, a ministra Mariana Vieira da Silva, o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, e o cônsul de Portugal, Rui Nuno de Almeida. Atrás, o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio, Carlos Lopes, e Miguel Cabrita
O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, com a ministra Mariana Vieira da Silva, o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e o cônsul de Portugal em BH, Rui Nuno de Almeida. Atrás, o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio, Carlos Lopes, e Miguel Cabrita, chefe de gabinete da ministra (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS)


A Semana Portuguesa em Belo Horizonte começou na tarde de 9 de junho, com homenagem a Camões na Praça Marília de Dirceu, no bairro de Lourdes, em frente ao busto do autor de “Os lusíadas”. À noite, no Centro Cultural Unimed BH-Minas, o concerto de fado de Ana Laíns empolgou o público. Ela interpretou músicas tradicionais de seu país, mas sem se esquecer do Brasil. Quando cantou “Romaria”, em homenagem a Elis Regina, o público não conteve a emoção.

Na sexta pela manhã, sessão solene em homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi realizada na Academia Mineira de Letras (AML), com a presença do cônsul Rui Nuno Almeida, do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e da ministra da Presidência de Portugal, Mariana Vieira da Silva, integrante do gabinete chefiado por Antônio Costa.
 
Houve homenagens ao centenário de nascimento de dois grandes escritores portugueses: Agustina Bessa-Luís e José Saramago. O presidente da AML, Rogério Faria Tavares, lançou a “Maratona Saramago”, série de cinco videoaulas sobre o autor de “O evangelho segundo Jesus Cristo”, que vai ao ar durante toda esta semana no canal da AML no YouTube. O projeto foi coordenado pela professora Vera Lopes da Silva, da PUC Minas. A Semana ainda contou com almoço no Automóvel Clube e com a tradicional Festa Portuguesa, em frente ao Museu Abílio Barreto, na Cidade Jardim.

Homem fantasiado de Darth Vader rege a Sinfônica de Minas, no palco do Cine Brasil, em BH
Darth Vader virou maestro em BH (foto: Helvécio Carlos/EM/D.A Press)

CINE BRASIL

90 ANOS COM OSMG


Nada mais apropriado que um concerto com trilhas de filmes para comemorar o início dos festejos dos 90 anos do Cine Theatro Brasil Vallourec. “Nos alegra muito compartilhar música de cinema neste espaço, porque ele foi cinema durante a maior parte de seu tempo. Na inauguração, foi considerado o maior cinema do país”, disse o maestro Sérgio Gomes, regente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais durante tributo ao compositor John Williams, autor da trilha de “Star wars”. “Um gênio”, elogiou o regente.

XXX

A grande surpresa foi a participação do Conselho Jedi de Minas Gerais. Ao final da apresentação, Darth Vader invadiu o palco e tentou reger a Sinfônica, tomando o lugar do maestro e provocando risadas do público.

CHICO BUARQUE

EM OUTUBRO


Chico Buarque vai cantar em BH de 5 a 8 de outubro, no Palácio das Artes. A turnê terá a cantora Mônica Salmaso como convidada. O single inédito dele, “Que tal um samba?”, sai nesta sexta (17/6), nas plataformas digitais. Onze cidades estão confirmadas na nova temporada, que começa em 6 de setembro, em João Pessoa, e segue até abril de 2023, em São Paulo. Informações sobre valor dos ingressos e início da vendas serão divulgadas em breve. A última temporada de Chico em BH ocorreu em 2017, na turnê “Caravanas”.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)