
Branco: Essa cor – na verdade, ausência de cor – representa paz, pureza e limpeza, por isso, as noivas casam-se de branco. Por mais que hoje em dia já existam diferentes tipos de cerimônias, muitas pessoas ainda seguem a tradição da noiva usar branco no altar. “Além do casamento, branco pode ser utilizado em ocasiões que você queira transparecer simplicidade, humildade, por exemplo. Por ser neutra, também é uma ótima cor para se combinar com qualquer outro tom, construindo um look harmônico, que transmite a mensagem que você quer passar naquele determinado momento”, complementa Gislene.
Preto: Quem não ama um pretinho básico? Conhecido como um curinga no guarda-roupas, essa cor, geralmente, é usada naqueles momentos em que estamos sem ideias de roupas e vamos direto ao preto que não tem erro. Porém, é um tom que tem muitos significados: ao mesmo tempo em que é usado em momentos de luto e dor, também pode significar luxo, elegância e responsabilidade. “Se for em uma festa chique, recomendo o vestidinho preto que não tem erro. Assim como no dia a dia, dá para compor um look preto para reuniões, eventos e até corridas no parque. Dependendo da composição e das peças, o all black pode transpassar tristeza”, explica a especialista.
Laranja: Essa cor vibrante que está cada vez mais sendo aceita no mundo na moda, significa comunicação, alegria e confiança. São superaceitas em ambientes corporativos como uma reunião de trabalho ou até uma entrevista de emprego. “Devemos apenas tomar cuidado com o excesso para não compor um look desarmônico. Use para passar confiança”, salienta a especialista.
Cinza: É a variante do preto e do branco e significa moderação, sobriedade, tranquilidade e modéstia. “É uma cor bem pessoal, tem pessoas que acham o tom sem graça ou até mesmo elegante, isso parte de cada um. Eu, particularmente, acredito que conseguimos montar peças bem bacanas com essa cor e com um toque de elegância em qualquer produção”, revela.
Verde: Resultado da mistura entre o azul e amarelo, essa cor produz uma vibração composta por energias bem diferentes que atuam na mente e no equilíbrio. É a cor da energia, da natureza e da sorte. Por representar tantas características boas, é muito recomendado usar looks verdes em momentos difíceis, em que você terá que resolver algum problema pessoal ou profissional.
Vermelho: Conhecido como a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade, esse é um tom para pessoas que gostam de chamar atenção e que não querem passar despercebidas. Se você é mais tímido, dificilmente abusará do vermelho no seu look, mas não há regras. Pode ser usada em formaturas, encontros românticos e em momentos que você se sinta vitoriosa. Além disso, agora no verão, super podem compor looks com outras cores como o rosa – ambos da mesma paleta, mas com tons diferentes”, conta.
Azul: Transmite paz, harmonia e serenidade. Também conhecida como a cor dos acordos e da atuação em conjunto. “Existem diversos tons de azul, mas em todas as formas essa cor pode representar simpatia, harmonia, fidelidade, virtudes intelectuais e pensamentos, nos ajuda a ter clareza mental e até a diminuir o estresse”, explica.
Amarelo: Conhecido por ser uma cor que atrai dinheiro para quem a estiver usando no dia da virada de ano, o amarelo traz muitas pensamentos, afasta ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. “Fica lindo em diversos tons de pele e representa o sol, o verão, a criatividade, a felicidade e a liberdade”, acrescenta.
Rosa: É uma cor feminina, delicada e que transmite romantismo. Ela pode ser usada em diversas ocasiões, porém os tons mais clarinhos e pastéis, são ótimos para compor looks de madrinhas de casamento, batizados de bebês e, dependendo do perfil da mulher, até em encontros amorosos. “Se você tem um perfil mais calmo e romântico, também pode abusar no rosa no trabalho, como um vestido com salto”, finaliza.
