Continue lendo os seus conteúdos favoritos.

Assine o Estado de Minas.

price

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas por R$ 9,90/mês. Experimente 15 dias grátis >>

Estado de Minas

Artesanato, design e arte em debate

Semana Criativa de Tiradentes, que começa em 17 de outubro, promove intercâmbio de conhecimento entre o contemporâneo e o tradicional. Na programação, palestras, bate-papos, exposições, laboratórios de cocriação e workshops de "faça você mesmo"


postado em 30/09/2019 04:00 / atualizado em 29/09/2019 19:34

 Musical Mineiramente, do Grupo Ponto de Partida, vai abrir a programação da SCT, que reunirá profissionais e amantes do design, arte e artesanato(foto: Grupo Ponto de Partida/divulgação)
Musical Mineiramente, do Grupo Ponto de Partida, vai abrir a programação da SCT, que reunirá profissionais e amantes do design, arte e artesanato (foto: Grupo Ponto de Partida/divulgação)
A Semana Criativa de Tiradentes (SCT) chega à sua terceira edição e se consolida como um dos principais festivais de design do país. Ao todo, nas últimas duas edições, a SCT contou com mais de 11 mil pessoas entre designers, arquitetos, artesãos, estudantes, jornalistas e amantes do design, arte e artesanato. Este ano, durante quatro dias, de 17 a 20 de outubro, os participantes poderão desfrutar de programação repleta de grandes nomes: serão 13 palestras, quatro lançamentos de livros, cinco exposições, oficinas, workshops e talks, além de uma série de eventos paralelos organizados por lojistas e artistas da cidade. As atividades ocorrerão em casarões e espaços localizados no vaivém das vielas charmosas e históricas da cidade.
 
O lançamento da SCT será realizado na quinta-feira, 17 de outubro, com o musical Mineiramente, apresentado pelo grupo Ponto de Partida. A grande novidade é que a programação de domingo cresceu e, além do já tradicional Agulhaço, que reúne tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros na praça principal de Tiradentes, o último dia do festival ainda vai apresentar duas palestras e um talk. A Semana Criativa de Tiradentes é um festival anual que reúne criativos e trend hunters para repensar o artesanato, o design e o morar brasileiros e incentivar o Movimento Maker em ambiente especial: a cidade histórica mineira. Durante quatro dias, em um intercâmbio de conhecimento entre o contemporâneo e o tradicional, ocorrem palestras, bate-papos, exposições, laboratórios de cocriação e até workshops de “faça você mesmo” para introduzir o assunto junto a outros públicos e engajá-los na era do capitalismo intelectual. O principal objetivo da SCT é valorizar os conhecimentos de raiz, dando-lhes frescor e evitando que desapareçam, levando consigo a nossa história.

A cidade é conhecida pela variedade de artesãos habilidosos que trabalham com diversas técnicas e matérias-primas, como madeira, tecido, ferro, vidro, metais e pedras, entre outros. Para este ano, os materiais que serão trabalhados são o ferro, a madeira e o couro. Ao longo do ano, ocorrem imersões entre designers renomados e artesãos para o desenvolvimento de produtos que serão expostos durante o evento. Os participantes da terceira edição são a artista têxtil Ana Vaz, a arquiteta Bel Lobo, e os designers Marcus Ferreira (Decameron e Carbono) e Estevão Toledo. Já os artesãos são Valcir Barbosa e Cristina Barbosa (marcenaria), Vasique Leôncio (couro), Vânia Leôncio (costura), Raimundo Nonato (ferreiro) e Lucas Silva (entalhador).

“A Semana Criativa de Tiradentes é especial porque reúne conteúdo, profissionais de diferentes estados, relacionamento e ainda valoriza e divulga saberes de tradição, mas com uma linguagem atualizada. Tudo isso em um ambiente especial, uma cidade histórica. É uma experiência, um presente mesmo”, explica Simone Quintas, idealizadora do festival.

Curiosidade extra: um jornal paulista fez interessante tabloide sobre Tiradentes, cobrindo até Bichinho e seus artesanatos. Só não se lembrou de falar no Museu de Sant'Ana, o mais completo do Brasil, criado pelo Instituto Flávio Gutierrez.


Publicidade