(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Conheça 6 etapas para tratamento da fibromialgia

Prática de exercício físico regular pode ajudar a controlar a patologia e a dor causada pela enfermidade


postado em 09/09/2019 04:00 / atualizado em 08/09/2019 19:48

 
Quando você é diagnosticada pela primeira vez com fibromialgia, muitas vezes o primeiro impulso é não fazer nada, se retrair ou até mesmo ficar deprimida a maior parte do tempo na cama. Mas não deixe o diagnóstico abalar você. O tratamento mais pertinente para recuperação é a prática de esportes. Saiba que seu médico provavelmente vai recomendar algum exercício. E, se você não tem a rotina de praticá-los, vai precisar destes passos para começar. Mesmo que seja na cama mesmo, com algum alongamento e ganho de mobilidade, já é alguma coisa! Em seguida, faça um exercício mais constante, como uma cami- nhada. Este passo a passo você pode fazer e começar seu próprio programa de exercícios para a melhor recuperação.

Etapa 1: Saiba que pode ajudar
O exercício é um dos tratamentos mais eficazes para a fibromialgia. Combate todos os sintomas da doença, incluindo dor, fadiga e problemas de sono. A atividade física pode ajudar a manter a massa óssea, melhorar o equilíbrio, reduzir o estresse e aumentar a força. Fazer exercícios regulares também auxilia no controle de peso, o que é importante para reduzir a dor da fibromialgia. É difícil no início, mas o primeiro passo é saber que cada dia de atividade é um passo para melhora.

Etapa 2: Comece devagar
A chave é começar com algo pequeno, leve e aumentar gradualmente seu nível de atividade. Pacientes com fibromialgia precisam começar muito devagar para o corpo entender a mudança, principalmente se você não fazia nada antes. A ideia é começar com uma dose baixa e aumentar ao longo do tempo. Por exemplo, você pode começar a andar apenas cinco minutos por dia durante uma semana e, em seguida, adicionar um minuto a cada semana até 20 a 30 minutos por dia. Pode demorar 15 semanas para chegar a esse ponto, mas está tudo bem desde que você respeite a sua dor. Um estudo de 2010 publicado na Arthritis Research & Therapy descobriu que as atividades diárias regulares, como subir escadas, ou fazer tarefas domésticas, podem ajudar a reduzir a dor e melhorar o condicionamento diário.

Etapa 3: Ouça seu corpo
Se você já era ativo antes da fibromialgia, talvez seja necessário aprender uma abordagem diferente para o exercício agora. Muitas pessoas tentam fazer força bem cedo e então se sentem frustradas quando seus sintomas pioram. Para aqueles que costumavam ser atléticos, muitas vezes precisamos ensiná-los a ouvir seu corpo e aprender a levá-lo mais devagar do que eles podem estar acostumados. A ideia é: faça as atividades de forma progressiva e sem se desrespeitar para que a dor não sobressaia em detrimento do impacto do exercício. Se doer, dê um passo atrás.

Etapa 4: Faça algo todos os dias
Para obter o máximo benefício do exercício, você realmente precisa fazer isso diariamente ou quase. As melhores opções são as caminhadas ou usar uma academia, pois são atividades facilmente acessíveis na maioria dos dias do ano. Exercitar-se em uma piscina quente é outra boa maneira de começar as atividades. A água quente tem um efeito calmante e relaxante nos músculos e nas articulações e pode tornar o exercício menos doloroso.

Etapa 5: Modifique seu treino
Se está começando a fazer exercícios, essas dicas podem ajudar a prevenir lesões ou dores: faça exercícios na hora do dia em que você se sinta melhor. Para muitas pessoas com fibromialgia, isso é entre as 10h e às 15h. Alongue-se. Isso pode ajudar a aquecer os músculos e minimizar a dor após o exercício. Alongue também quando estiver deitado, parado ou sentado numa cadeira. Algumas pessoas podem achar útil alongar-se em um banho quente. Faça pequenos passos. Ao caminhar, tente não balançar os braços demais ou dar grandes passos. Andar em superfícies planas e uniformes para reduzir o risco de queda. Para exercícios de fortalecimento, considere usar bandas ou faixas elásticas em vez de pesos e começar com um único conjunto de repetições. Ao fazer exercícios de alongamento ou fortalecimento, alterne os lados com frequência e descanse um pouco entre as repetições. Quando terminar de se exercitar, alongue novamente, hidrate-se e relaxe.

Etapa 6: Seja paciente
Embora o exercício possa melhorar os sintomas da fibromialgia, os efeitos nem sempre são imediatos. O exercício é realmente o melhor tratamento a longo prazo para a dor e a fadiga da fibromialgia, mas pode levar até seis meses antes de você notar uma mudança nos seus sintomas. Você definitivamente precisa ser paciente e ir devagar. Pode parecer que está demorando para alcançar seus objetivos. Mas, à medida que aumenta gradualmente seu movimento, se sentirá melhor e notará uma diminuição em seus sintomas. O exercício é a primeira coisa que começa em sua jornada para o bem-estar.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)