Rio de Janeiro registrou recorde de turistas estrangeiros nas festas de fim de ano crédito: TERCIO TEIXEIRA/AFP
O Brasil inicia 2026 com uma ampliação expressiva na malha aérea internacional após registrar recorde de turistas estrangeiros. Em 2025, o país recebeu 9,3 milhões de visitantes internacionais, o maior número da série histórica. Já no primeiro bimestre de 2026, foram contabilizados 2,8 milhões de desembarques, segundo dados oficiais.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Diante do crescimento, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou 64 novas rotas internacionais, além da ampliação de 16 frequências semanais em voos já existentes. A medida visa atender à demanda crescente e fortalecer a conectividade do país com mercados emissores de turistas.
A abertura de novas rotas representa um avanço estratégico para o setor, ao facilitar o acesso de visitantes a diferentes regiões brasileiras e estimular a economia ligada ao turismo, como hotelaria, transporte e serviços.
Especialistas do setor avaliam que o aumento da oferta aérea pode contribuir para descentralizar o fluxo de turistas, levando visitantes a destinos além dos grandes centros urbanos.
Desafio é manter crescimento ao longo do ano
O estado do Piauí, no nordeste do Brasil, tem a menor faixa litorânea do país. Sua costa tem apenas 66 km de extensão distribuídos por apenas quatro municípios. Flickr George Rebelo
Apesar de espremido por dois locais muito badalados para o turismo - entre os Lençóis Maranhenses e a Praia de Jericoacoara (foto), no Ceará -, seu litoral possui atrativos, com belas praias.
Instagram @parnajericoacoara
Um passeio famoso é o que leva de barco ou lancha ao Delta do Rio Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão.
Flickr Dudu Contursi
O Delta do Rio Parnaíba, também chamado de Delta das Américas, é o único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo - perde somente para o do Rio Nilo, na África, e o do Rio Me Kong, no Vietnã, na Ásia.
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico/Governo federal
A cidade de Parnaíba, a 340 km de Teresina, situa-se em uma planície formada justamente pelo Delta do Rio Parnaíba.
Chico Rasta - Wikimédia Commons
Pelo fato de Teresina ser a única capital nordestina que não é banhada pelo mar, muitas pessoas desconhecem que o Piauí tem um litoral rico, atraente para o turismo.
Olavomm/Wikimédia Commons
O curto litoral piauiense oferece belas praias aos visitantes. Ele é dividido entre as praias das cidades de Luís Correia e de Cajueiro da Praia.
Reprodução do Instagram @cajueiropraia
O município de Luis Correia fica a somente 12 km da cidade de Parnaíba, o que garante ao turista que quer desfrutar de suas praias a possibilidade de hospedar-se em uma cidade com melhor infraestrutura.
Flickr Vanderson de Paulo
Já no caso das praias de Cajueiro da Praia, o mais frequente é que os turistas se hospedem na praia de Barra Grande, a 70 km de Parnaíba. Conheça a seguir as principais praias do Piauí.
Flickr Otávio Nogueira
Praia da Barrinha - Localizada entre Barra Grande e Cajueiro da Praia, é um recanto tranquilo e paradisíaco, repleto de coqueirais e casas coloridas.
Flickr Michael Strugale
Praia Peito de Moça - Batizada com esse nome em função dos moldes de suas dunas, situa-se entre as Praias do Coqueiro e Atalaia. É uma praia tranquila, preenchida por areias brancas e mar azul.
Divulgação
Praia de Carnaubinha - Cercada por dunas e coqueirais, é uma praia paradisíaca de águas tranquilas e esverdeadas. Fica localizada entre as praias do Arrombado e de Macapá.
- Divulgação
Praia do Pontal - Situada no Delta do Parnaíba, em área de proteção ambiental, é acessível apenas por via marítima. Possui uma extensa faixa de areia que separa as águas do rio e do mar.
Divulgação
Praia do Maramar - Localizada na cidade de Luís Correia, próximo à Praia do Macapá, é mais uma praia piauiense em que reinam a tranquilidade e as belezas naturais. Com extensa faixa de areia branca e fina, tem um mar convidativo para mergulhos e prática de esportes como o kitesurf.
Reprodução de Youtube
Praia do Arrombado - Localizada no município de Luís Correia, fica a uma pequena distância da Praia do Coqueiro. É uma área ideal para quem busca refúgio e relaxamento por seu ambiente calmo e simples.
Reprodução do Instagram @praiadoarrombado.pi
Praia do Coqueiro - Situada a 10 km do centro de Luis Correia, é uma antiga vila de pescadores e um dos lugares mais procurados do Piauí. Com uma barreira de corais em parte importante de sua extensão, conta com águas transparentes e ventos fortes o ano inteiro, o que a torna atraente para os praticantes de kitesurf.
Reprodução Ministério do Turismo
Praia da Pedra do Sal - Com 8 km de extensão, é a única praia da importante cidade de Parnaíba. É separada por um morro de rochedos que a divide em uma parte brava, com mar de ondas grandes que atrai surfistas, e outra mansa, adequada para quem busca descanso.
Flickr Xan
Praia de Macapá - Localizada na cidade de Luís Correia, é dotada de águas mornas e calmas, porém com ventos constantes. Ideal para passeios em família e prática de kitesurf.
Mayra Pavanello Munerato/Wikimédia Commons
Praias de Barrinha e Ponta do Sardim - Localizadas no município de Cajueiro da Praia, oferecem cenário paradisíaco, com exuberantes coqueiros, casas coloridas e mar azul e calmo.
Reprodução de Yotube
Praia de Barra Grande - Localizada em Cajueiro da Praia, reúne belezas naturais e é a mais frequentada da região. É atraente tanto para quem busca tranquilidade como quem gosta de passeios que ofereçam contato com a natureza e aventura.
Mayra Pavanello Munerato/Wikimédia Commons
Praia de Atalaia - Com ampla faixa de areia e águas mornas, está repleta de quiosques em sua orla. A Praia fica no município de Luís Correia, tem acesso fácil pela proximidade com Parnaíba.
Moacir Ximenes/Wikimédia Commons
Apesar do cenário positivo, o principal desafio do setor é garantir que o fluxo de turistas se mantenha ao longo de todo o ano, e não apenas em períodos de alta temporada. A continuidade do crescimento dependerá de fatores como infraestrutura, promoção internacional, segurança e qualidade dos serviços.
Com a expansão da malha aérea e a retomada consistente do turismo, o Brasil busca consolidar sua posição entre os principais destinos internacionais da América Latina.