(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MST invade fazenda ligada a Ruy Muniz, no Norte de MG

De acordo com o movimento, a terra de três mil hectares estaria improdutiva e faria parte do esquema de corrupção do político


postado em 17/01/2017 09:18 / atualizado em 17/01/2017 21:48

Ruy Muniz é acusado de corrupção (foto: Fabio Marcal)
Ruy Muniz é acusado de corrupção (foto: Fabio Marcal)
Depois de ser preso e ter a indisponibilidade de bens decretada pela Justiça, o ex-prefeito de Montes Claros Ruy Muniz teve mais um revés para começar o ano. A fazenda Norte América, ligada ao político acusado de corrupção, foi invadida na madrugada desta segunda-feira por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

De acordo com notícia publicada pelo movimento, cerca de 150 famílias do grupo fazem a ocupação. 

Terra improdutiva


O MST diz que a área tem três mil hectares e é improdutiva. O movimento alega ainda que "existe indícios de que era utilizada pelo ex-prefeito de Montes Claros (MG), Rui Muniz e seus sócios, para lavagem de dinheiro".

Ainda segundo o MST, a fazenda teria sido arrematada pelo grupo Soebrás, de Muniz, por causa de uma dívida não paga.

A fazenda foi invadida na madrugada de segunda-feira(foto: Reprodução / MST)
A fazenda foi invadida na madrugada de segunda-feira (foto: Reprodução / MST)

Ruy Muniz foi preso no dia 18 de abril de 2016, um dia depois de sua mulher, a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), ter dedicado a ele seu voto pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, a parlamentar dedicou o voto à integridade moral do marido, afirmando que "o Brasil tem jeito e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós".

Em 12 de dezembro, a Justiça Federal decretou intervenção judicial em quatro empresas de Ruy e de Raquel Muniz. Na ação que resultou na indisponibilidade das empresas, o Ministério Público Federal diz que o casal é o real administrador do grupo Soebrás, embora não se configurem gestores no contrato social. Ainda segundo o MPF, eles usam, em benefício próprio, receitas das instituições que, por lei, não poderiam distribuir lucros.


Também foi decretada a indisponibilidade de bens da família, incluindo uma mansão na qual moram em Montes Claros.

Nota

 

Na noite desta terça-feira, o Grupo Sebras, que adminsitra os negócios de Ruy Muniz, divulgou uma nota negeando que a fazenda não pertence ao grupo. Segundo o texto, a dona da Fazenda Norte América  possui convênio para aulas práticas com o curso de medicina veterinária  e Zootecnia da Soebras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)